Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Jaques, Felippe Estevam"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Cosmo polifônico: universo de vozes e o ensino de história a partir do podcast
    (Universidade Estadual do Paraná, 2022-06-28) Jaques, Felippe Estevam; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; http://lattes.cnpq.br/6497958613255871; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Rodrigues, Rogério Rosa; http://lattes.cnpq.br/1738939950525949
    O ensino de História é um constante desafio para professores e professoras que trabalham no ensino fundamental e médio, dedicados em pensar e trazer o passado para o presente dos estudantes. Considerando este esforço, de um ofício que pode ser traduzido de maneira quase artesanal, foi onde nos debruçamos durante esta pesquisa. Isto significa que desejamos encontrar diferentes modos em como o docente pode dividir a sua principal ferramenta de trabalho, a oralidade, juntamente com seus estudantes. Para tanto, utilizamos a ferramenta tecnológica conhecida como podcast enquanto um possível caminho para compreender a escola enquanto skholè, ou seja, como um espaço que permita a existência do ócio e do tempo livre não apenas para algo a ser ensinado, mas também experienciado, ou seja, aquilo que permanece, aquilo que marca. O conceito de experiência que utilizamos nesta pesquisa parte das definições estabelecidas e defendidas pelo educador espanhol Jorge Larossa Bondía. Ao longo desta pesquisa se fez necessário realizarmos diversas discussões referentes aos impactos causados pelas NTICs, aqueles causados no âmbito das relações sociais e com um olhar mais atento ao ambiente escolar. Também procuramos evidenciar quais são os principais desafios que muitos professores encontram ao se depararem com os instrumentos tecnológicos, sua utilização em diversos casos é imposta por políticas públicas governamentais orientadas por um ―escolanovismo de mercado‖. Por fim, nosso trabalho também concentrou esforços para a construção e a confecção do produto podcast, realizado conjuntamente com os estudantes do primeiro ano do ensino médio de duas escolas públicas do interior do estado do Paraná. Visamos neste último momento demonstrar os êxitos alcançados e as fragilidades existentes ao longo do processo, indo desde a concepção dos episódios até o seu lançamento na podosfera.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão