Navegando por Autor "JUNIOR, Jorge Pagliarini"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Como uma rota de turismo histórico pode contribuir para o desenvolvimento de municípios periféricos?(Universidade Estadual do Paraná, 2023/10/02) LONGO, Lucas Toshitaka Yatsugafu; COSTA, Maria Antonia Ramos; http://lattes.cnpq.br/8519325093149115; http://lattes.cnpq.br/1895106697127109; COSTA, Maria Antonia Ramos; http://lattes.cnpq.br/8519325093149115; JUNIOR, Jorge Pagliarini; NAGABE, FabianeAo longo da última década inúmeros fatores têm impactado no desenvolvimento de pequenos municípios, principalmente, os periféricos. De acordo com Costa (2013; 2016; 2018), os municípios periféricos são aqueles que enfrentam a estagnação do seu desenvolvimento, permanecendo em estabilidade, em luta pela sua subsistência ou, nos casos mais graves, entram em decadência. Esta dificuldade está associada a diferentes fatores tanto internos, quanto externos e que pode variar, pois estão atrelados a uma conjuntura específica do tempo e espaço da pesquisa: 1) Diminuição da população; 2) Crescimento de novas tecnologias e utilização da internet; e 3) Dinâmica econômica limitada e, consequente, reduzida arrecadação de impostos. Assim, levanta-se a questão: como os municípios periféricos podem se desenvolver? À vista disso, o turismo pode ser uma das alternativas possíveis para casos em que os municípios apresentam predisposição, principalmente o turismo histórico com a proposta de associar lazer ao conhecimento histórico. Nesse contexto, foi desenvolvido o projeto “Rota Ivaí”, que visa apresentar um diagnóstico das potencialidades de turismo histórico nos municípios de Fênix, Quinta do Sol, Engenheiro Beltrão, Barbosa Ferraz e Corumbataí do Sul. O projeto “Rota Ivaí” é um projeto amplo, no modelo “guarda-chuva”, composto por diferentes frentes de investigação e por etapas investigativas. Neste caso, todas ainda estão ligadas à primeira etapa, “etapa Fênix”. Portanto, este trabalho tem objetivo investigar como uma rota de turismo histórico pode contribuir para o desenvolvimento de municípios periféricos? Com o propósito de responder esta questão, a investigação se divide em três momentos: i) compreender os principais indicadores que caracterizam o município de Fênix como um município periférico que necessita de alternativas e intervenções para fomentar o seu desenvolvimento; ii) apresentar uma proposta de roteiro turístico histórico vinculada à utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e à metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI); iii) apresentar um plano de trabalho com as ações necessárias para a implementação da proposta apresentada e do desenvolvimento do turismo em municípios periféricos, como é o caso de Fênix-PR. Nesse sentido, portanto, através dos indicadores foi possível caracterizar Fênix como um município periférico que possui atrativos com potencial para se tornarem produtos turísticos. Não obstante, a implementação do roteiro turístico proposto é marcado por um conjunto de forças e fatores que viabilizam: o roteiro fundamentado sobre os elementos que o compõem; ação do estado para a viabilidade física e formativa da sociedade; a iniciativa privada acompanha este processo. Pontuou-se, ainda, problemas e sugestões relativas ao turismo apontadas por 66 pesquisas brasileiras de mestrado e doutorado entre 2017 e 2020. Além disso, é possível sugerir que existe uma demanda reprimida por lazer associada, neste caso, por formação em regiões periféricas que atingem inicialmente um público local, mas com alcance nacional e internacional.Item Nas Entrelinhas do Jornal O Guayra: A representação de Guarapuava no final do século XIX (1893-1899)(Universidade Estadual do Paraná, 2018/03/18) MEDEIROS, Vanessa Lobato da Costa; HAHN, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; http://lattes.cnpq.br/9979867771885854; HAHN, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; JUNIOR, Jorge Pagliarini; CALEFFI, Renata; REISDORFER, ThiagoA presente dissertação tem por escopo um estudo sobre o semanário O Guayra com o objetivo de analisar os discursos modernistas de progresso e civilização no final do século XIX. O jornal, que era impresso em Guarapuava, interior do Paraná, corroborou com a formação do discurso da modernidade. Para tanto, foi realizada uma investigação sobre o editor do semanário, Luiz Daniel Cleve e das edições encontradas e catalogadas por ano, número de edição e páginas bem como por conteúdos abordados os quais destacavam quatro temáticas: vias de comunicação; agricultura e indústria; educação e atividades culturais e saúde pública. Essas foram a base para compreender como o jornal, formador de opinião e propagador do discurso de uma elite, contribuiu para o projeto de civilização e progresso de uma cidade do sertão paranaense. Ao buscar respostas para essas perguntas, foi possível identificar a participação do Guayra na disseminação dos ideais modernistas, sendo capaz de influenciar comportamentos e auxiliar na formação de uma opinião pública ao discursar sobre um ideal de modernidade.Item Tecnologia digital e metodologia WebQuest: uma proposta de material didático-pedagógico(Universidade Estadual do Paraná, 2021/03/17) FARIA, Alex Vinicius; HAHN, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/9325969628367881; http://lattes.cnpq.br/6238129755832810; HAHN, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/9325969628367881; RODRIGUES, Divania Luiza; JUNIOR, Jorge Pagliarini; CRESTANI, Leandro de AraújoVisando compreender as contribuições da metodologia WebQuest para o ensino no uso das tecnologias digitais e da internet. Esta dissertação investigou estudantes do 4º ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do Instituto Federal do Paraná – Campus de Assis Chateaubriand, a partir da aplicação do material didático-pedagógico desenvolvido na pesquisa e de seus resultados. O objetivo da pesquisa é, por meio da investigação descritiva-exploratória, avaliar como a diversificação de tarefas na metodologia WebQuest podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia WebQuest foi desenvolvida para explorar os recursos disponíveis na internet por meio da investigação orientada de temáticas definidas pelo professor, em que a proposição da tarefa é uma das etapas mais importantes. Portanto, foram elaboradas três tarefas: um game, uma carta e um desenho. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: aplicação de questionário pelo google formulários; desenvolvimento do material didático pedagógico e aplicação do material. Para avaliação dos resultados da pesquisa do material didático-pedagógico produzido e da metodologia WebQuest empregada foi utilizada análise descritiva e cruzada de modo a identificar as relações entre as tarefas propostas. Como resposta ao problema de pesquisa, identificou-se que o uso de tarefas diversificadas e complementares na metodologia WebQuest possibilitaram resultados satisfatórios na mobilização de diferentes saberes e experiências no processo de ensino-aprendizagem a partir do material didáticopedagógico proposto.