Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "JACOMEL, Elaine Leal"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Identidade, diferença e pedagogia de projetos na escola
    (Universidade Estadual do Paraná, 2019/05/31) JACOMEL, Elaine Leal; PÁTARO, Ricardo Fernandes; http://lattes.cnpq.br/7301327333304687; http://lattes.cnpq.br/8709327801121032; PÁTARO, Ricardo Fernandes; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; MILANÉS, Olga Alicia Gallardo
    A pesquisa investigou as interlocuções entre a problemática da identidade e os princípios da pedagogia de projetos, durante o desenvolvimento de uma prática pedagógica cujo objetivo foi valorizar as subjetividades de estudantes de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, em um processo de contextualização dos conhecimentos curriculares e atribuição de sentido às aprendizagens escolares. O corpus teórico que embasou a investigação foi elaborado a partir de uma perspectiva interdisciplinar, que buscou articular estudos oriundos das áreas de educação, sociologia e psicologia. A pesquisa de campo, desenvolvida em uma escola pública do município de Campo Mourão/PR, foi estruturada em torno de uma prática pautada nos princípios da pedagogia de projetos e contou com um corpus documental respaldado em um diário de campo, os planos de aula desenvolvidos para embasar a prática de projetos, bem como todas as atividades desenvolvidas com os(as) estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental durante a prática pedagógica, intitulada posteriormente de Projeto Identidade e Diferença. Concluímos que a pedagogia de projetos, enquanto metodologia ativa de ensino, promoveu uma relação entre os conteúdos escolares e as experiências subjetivas, constituintes das identidades de alunos(as), atribuindo maior sentido às aprendizagens escolares e apontando caminhos para repensar os tempos, espaços e relações escolares

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão