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Navegando por Autor "IRITSU, Any Emanuela Sielski"

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    Saúde Mental, Ensino Superior e Pandemia: perspectivas de profissionais de Psicologia no acolhimento a estudantes da Unespar no contexto da COVID-19
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024-08-15) IRITSU, Any Emanuela Sielski; MACIEL, Fred; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/7063774728927519; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; PEREIRA, Márcio José; http://lattes.cnpq.br/6428881358629853; MAIO, Eliane Rose; http://lattes.cnpq.br/9562371036022440
    O panorama da pandemia de COVID-19 e o isolamento social desencadearam aumento significativo na prevalência de ansiedade e depressão em todo o mundo, para além de inúmeras consequências de ordem sanitária e socioeconômica. Dessa forma, como necessidade frente a tal quadro, as instituições de Ensino Superior têm se atentado ao cuidado e qualidade de vida de estudantes, preservando e atendendo as demandas vinculadas à saúde mental. Com base nessas considerações, a pesquisa tem como objetivo geral entrevistar cinco profissionais de Psicologia Clínica que realizaram acolhimento e escuta a estudantes, de forma voluntária, com a técnica da Psicoterapia Breve, por meio do Centro de Educação em Direitos Humanos da Universidade Estadual do Paraná – CEDH/Unespar, durante a pandemia de COVID-19. Os objetivos específicos visam identificar os impactos psicológicos à saúde mental de aproximadamente sessenta (60) estudantes e, compreender aspectos emocionais e psicossociais que possam dificultar o processo de aprendizagem e desenvolvimento psicoemocional. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo e descritivo, os dados e informações estão explorados mediante análise de conteúdo. Pretende-se com a pesquisa, além de investigação socioeducacional, propor reflexões acerca da saúde mental no Ensino Superior e ressaltar a necessidade de ações de apoio e escuta emocional que se mostram fundamentais para atender às dificuldades vivenciadas por universitárias(os), apoiar o desenvolvimento acadêmico e promover o desenvolvimento integral de estudantes. Almeja-se fornecer possíveis subsídios para que a Unespar possa aprimorar e/ou lapidar as ações de assistência, de acordo com as necessidades de estudantes. Por fim, a pesquisa visa refletir acerca do papel da universidade pública na construção de uma sociedade justa, igualitária e inclusiva.

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