Navegando por Autor "Haenisch, Paula Roberta Libanori"
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Item Povoada de Umbanda: o Youtube como ferramenta de História Pública e Digital para a promoção de diálogos sobre as vivências e os enfrentamentos no universo umbandista(Universidade Estadual do Paraná, 2023-10-25) Haenisch, Paula Roberta Libanori; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; http://lattes.cnpq.br/4312579445143769; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; Moraes, Eulália Maria Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/8344111210044375; Serafim, Vanda Fortuna; http://lattes.cnpq.br/6264659053959186Este trabalho tem por objetivo trazer à tona discussões e reflexões acerca do potencial que a História Pública e a História Digital têm para a promoção de diálogo com públicos amplos e não acadêmicos, em espaços online, a respeito das religiões de matrizes africanas, no Brasil, com foco na Umbanda. Pretende-se estabelecer, inicialmente, por meio de revisão bibliográfica, algumas análises sobre o campo da História Pública com foco no Brasil e sobre como ferramentas do meio digital podem contribuir na construção dialógica do conhecimento histórico. Ainda por meio de revisões em materiais bibliográficos, pretende-se dialogar sobre o universo religioso umbandista, abordando as problemáticas legais em torno dessa religião ao longo dos três últimos séculos, as disputas de narrativas acerca de sua suposta origem, a cosmovisão dentro da referida religião, suas características que a sistematizam como religião de matriz africana e, por fim, de que maneiras a intolerância religiosa e o racismo também fazem parte das vivências e enfrentamentos dos povos afro-religiosos de nosso país. Por fim, serão trazidas discussões acerca dos motivos e dos métodos a serem utilizados em busca de diálogo com o público amplo, por meio no canal ‘Povoada de Umbanda’ criado na plataforma online Youtube agregando o que há de possibilidades a partir de dois potenciais campos historiográficos relativamente recém-institucionalizados que são a História Pública e a História Digital.