Navegando por Autor "Gouvea, Diogo Pinheiro Alves"
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Item Usos do passado nos jogos e as comunidades de jogadores: O caso de Red Dead Redemption II (2018) e Assassin’s Creed: Valhalla (2020).(Universidade Estadual do Paraná, 2023-10-05) Gouvea, Diogo Pinheiro Alves; Hahn, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; http://lattes.cnpq.br/2125902635171792; Hahn, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; Meinerz, Marcos Eduardo; http://lattes.cnpq.br/3105511753770904; Silva, Marcelo Carreiro da; http://lattes.cnpq.br/8116913705715024Este trabalho busca aprofundar a compreensão da cultura digital e dos jogos como objetos de pesquisa nas ciências humanas, explorando seu uso como fonte histórica, analisando os processos de produção capitalista e as interações com os públicos jogadores. O primeiro capítulo aborda o desenvolvimento da cultura digital até a popularização dos jogos e apresenta um panorama historiográfico sobre o estudo dos jogos no Brasil. O segundo capítulo foca em um estudo de caso do jogo Red Dead Redemption II (2018), investigando as representações históricas dos Estados Unidos do século XIX. O terceiro capítulo examina a expansão Discovery Tour: Viking Age do jogo Assassin’s Creed: Valhalla (2020) para compreender a representação da Era Viking e a diáspora escandinava no século IX. O último capítulo propõe um modelo sobre os processos de produção capitalista dos jogos e as dinâmicas de consumo, destacando a relação entre a produção sob a ótica marxista e o consumo pela perspectiva cultural. Utilizando ferramentas teórico-metodológicas da História Digital, o estudo de caso considera a narrativa do jogo como fonte diegética relacionada à historiografia temática das fontes. O amplo processo é visto como um circuito vertical e circular, começando na produção dos jogos, passando pela imprensa como agente intermediário, e alcançando os públicos jogadores como últimos destinatários que (re)produzem opiniões e vieses políticos na cultura digital e nas redes sociais.