Navegando por Autor "Goularte, Leticia Grockotzki"
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Item Patrimônio musical do Grupo Folclórico Ucraniano Poltava: Quais histórias e memórias são levadas para os palcos?(Universidade Estadual do Paraná, 2023-05-12) Goularte, Leticia Grockotzki; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; http://lattes.cnpq.br/3818060355542947; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; Motta, Miriam Hermeto Sá; http://lattes.cnpq.br/7537281411726187; Prado, Anderson; http://lattes.cnpq.br/5675445137146369; Morea, Alejandro Hernan; https://cehisunmdp.academia.edu/AlejandroMorea/CurriculumVitaeO presente trabalho tem como objetivo analisar o patrimônio musical do Grupo Folclórico Ucraniano Poltava e sua performance, buscando a relação entre os documentos - e seus significados atribuídos pelos músicos/compositores - e as experiências sensíveis ligadas às memórias - individual/coletiva - voltadas para a formação identitária. A metodologia empregada na pesquisa entrelaça principalmente os campos da arquivística, da história oral e da musicologia, dentro da perspectiva da história pública. O Grupo Folclórico Ucraniano Poltava, ao selecionar e incorporar práticas musicais às suas manifestações artístico-culturais, que abrangem coreografia e indumentária, entre outras, englobadas dentro do conceito de performance cultural, assume a responsabilidade de representar a cultura folclórica ucraniana diante do público, tencionando formas de preservação e salvaguarda às memórias vivas da musicalidade popular que se manifestam nos espaços familiares e de práticas artísticas que se projetam para os espaços públicos. O presente trabalho buscou examinar como são determinados os critérios e motivações para a escolha do repertório musical do Grupo Folclórico Ucraniano Poltava, analisar como o grupo se apresenta para as audiências e compreender a relação das memórias associadas à musicalidade em interação com o grupo. Para o historiador público, a interpretação das práticas musicais do Grupo Folclórico Ucraniano Poltava e da relação com seus membros é uma oportunidade para estimular a reflexão e a prática da arte pública em termos (per)formativos e, ao mesmo tempo, valorizar e incorporar as memórias vivas da musicalidade popular, integrando a comunidade em sua criação, reprodução e/ou difusão.