Navegando por Autor "GOMES, Marcelo"
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Item PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE FORMAS AUDIOVISUAIS GENERATIVAS(Universidade Estadual do Paraná, 2024/03/29) GOMES, Marcelo; LESNOVSKI, Ana Flávia Merino; http://lattes.cnpq.br/3092417894877397; http://lattes.cnpq.br/5818925605576056; LESNOVSKI, Ana Flávia Merino; http://lattes.cnpq.br/3092417894877397; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; RANGEL, Alexandre Galvão De Queiroz; http://lattes.cnpq.br/2257516629102242; ANDRÉ, Richard Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1798165095642353Essa dissertação é uma investigação do processo artístico do artista Mathias Lobo a partir de práticas e produções de artes generativas em software com sistemas autônomos. A identidade artística, a relação entre arte e processo, mediações de interfaces de programação visual, e os aspectos cognitivos relacionados com algoritmos computacionais em criações artísticas são os pontos de partida dessa investigação. O trabalho se configura como uma tese-criação de uma série ou conjunto de formas audiovisuais produzidas pelo artista-pesquisador e intermediada por interfaces de programação visual de Arte Generativa. A dissertação busca refletir acerca do seguinte problema: quais as possíveis consequências e desdobramentos no processo criativo-artístico a partir da relação com sistemas autônomos e criação de formas audiovisuais generativas? Como e em que momento o processo de criação em vídeo e música do artista-pesquisador se conecta com os procedimentos de criação generativa? O estudo enuncia peculiaridades do processo artístico generativo em relação ao uso do acaso como potencial criativo e o entendimento sobre controle e ordem nesses procedimentos. Os textos também expõem a relação entre o que está estabelecido enquanto processo e o que é possível experimentar com sistemas autônomos e sua configuração como uma alternativa de criar obras artísticas computacionais. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivo realizar uma breve sistematização do processo de criação artística do Mathias Lobo, além de criar reflexões acerca do trabalho com arte computacional e sistemas autônomos. A metodologia segue a lógica pós-positivista e qualitativa de Fortin e Gosselin (2014) a partir de escrituras de relatos, imagens, sons e análises como narrativa auto-etnográfica do artista-pesquisador, durante a sistematização desse processo. A revisão bibliográfica e videográfica será realizada contemplando o estado da arte e o aporte teórico de base. Serão utilizados os conceitos de linguagem do vídeo de Arlindo Machado, Christine Mello, Patrícia Silverinha; Alexandre Rangel, Henrique Roscoe, Matt Pearson e Phillip Galanter para Arte Generativa; Cesar Baio, John Dewey e Vilén Flusser para elucidar as relações entre artista, aparato e experiência; Fayga Ostrower e Cecília Salles contemplando os conceitos de processos de criação, procedimentos do acaso e documentos de processos.