Navegando por Autor "GOLTZ, Pauline"
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Item O Gesto Musical em Reflets Dans L'Eau de Claude Debussy: uma autoetnografia exploratória dos gestos pianísticos(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-23) GOLTZ, Pauline; MILANI, Margareth; http://lattes.cnpq.br/0684117469305242; http://lattes.cnpq.br/3403965148100668; MILANI, Margareth; http://lattes.cnpq.br/0684117469305242; BRAGAGNOLO, Bibiana Maria; http://lattes.cnpq.br/6620836755250182; SCARDUELLI, Fabio; http://lattes.cnpq.br/5068745211460296Este trabalho investiga uma proposta de construção performática a partir de uma sistematização dos gestos musicais pianísticos envolvidos na peça Reflets dans l’eau, de Claude Debussy. A partir de um estudo exploratório e autoetnográfico, estruturei um protocolo de pesquisa alicerçado em uma organização gestual, que foi aplicado durante as sessões de prática deliberada, compreendendo a utilização de filmagens e diários de estudo, a fim de estabelecer uma prática analítica-reflexiva. A conceituação de gesto se ancora em Flusser (2014), Leman e Godoy (2010), e de gesto musical, em Jensenius et al. (2010) e Milani (2016), sendo que esses autores convergem com a ideia de interdisciplinaridade do gesto, na sua exteriorização por meio do corpo e na sua manifestação da individualidade do ser. A fundamentação teórica também apresenta a cognição incorporada como integrante desse processo de identificação e desenvolvimento do gesto na performance. De acordo com os eventos musicais, apresento uma organização e descrição dos gestos pianísticos, os quais dividi em gestos facilitadores e gestos expressivos. A partir da organização dos gestos facilitadores, uma reflexão profunda, acerca da abordagem gestual, ocorreu durante as sessões de prática me proporcionando uma maior facilidade na execução, por meio da concatenação corpo-instrumento, resultando em eficiência, conforto e bem-estar durante a performance. Os gestos expressivos foram construídos a partir das informações contidas no texto musical e também por meio da minha relação individual e afetiva, externada pelos gestos idiossincráticos. Essa trajetória demonstrou a potencialidade de uma construção gestual como esteio fundante da técnica pianística, a qual, construída no corpo do indivíduo, passa por ajustes constantes, mas que alicerça uma performance mais fácil e expressiva.