Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "GOLINHAKI, Jeciane"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    A tecnologia educacional no ensino superior: a metodologia WebQuest como alternativa no ensino jurídico
    (Universidade Estadual do Paraná, 2017/06/08) GOLINHAKI, Jeciane; HAHN, Fábio André; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; http://lattes.cnpq.br/1111813872031988; HAHN, Fábio André; BOVO, Marcos Clair; SANTOS, José Carlos dos; SANTINELLO, Jamile
    O avanço com relação ao acesso às tecnologias na sociedade tem motivado a realização de estudos sobre os impactos desses recursos em diversos ambientes; isso se verifica nos espaços de formação dos indivíduos, como é o caso do ensino superior. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é, por meio de uma investigação, avaliar em que medida a metodologia WebQuest contribui para o processo de aprendizagem, especificamente do acadêmico em Direito. A WebQuest é uma metodologia colaborativa elaborada com suporte na internet, na qual o aluno empreende investigação orientada de temáticas predefinidas pelo professor, em que a maior parte das informações com as quais interagem são originadas da internet. A investigação foi realizada com alunos do 3º período do curso de Direito de uma Instituição privada paranaense. Desenvolvida em três etapas, a pesquisa foi constituída por uma problematização com relação ao ensino jurídico no Brasil; pela análise do uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino superior e no curso de Direito, com a investigação de sua utilização por meio de aplicação de questionário da plataforma Survey Monkey; e, por fim, pelo desenvolvimento e aplicação da WebQuest com a observação e avaliação participativa do pesquisador no ambiente de ensino. Os dados foram apreciados de modo a identificar os fatores que influenciaram diretamente no desempenho da utilização da WebQuest. Como resultado das análises, concluiu-se que os alunos que demonstram interesse em relação à utilização das tecnologias para aprendizagem conseguem atingir melhores resultados na resolução das tarefas, como foi verificado na aplicação da WebQuest, contribuindo para a aprendizagem e o desenvolvimento profissional dos alunos.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão