Navegando por Autor "GODOY, Vanessa Santana"
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Item Vulnerabilidade e construções de enfrentamento com base na educação: a percepção de meninas adolescentes em condições socialmente vulneráveis(Universidade Estadual do Paraná, 2022-06-06) GODOY, Vanessa Santana; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; http://lattes.cnpq.br/3654463101330425; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; SCHNEIDER, Alessandro Vinicios; WALTER, Bruno Eduardo ProcopiukA desigualdade social é um dos fenômenos sociais que está acometendo ainda mais a população brasileira, tornando-se um fator de risco psicológico, físico e social que influencia na formação de jovens. Sendo que, as meninas são mais suscetíveis aos riscos devido a questões históricas de dominação e subordinação sobre sexo feminino. Ponderando, que as condições socioeconômicas aumentam ainda mais os fatores de riscos, que impossibilita novas condições e possibilidades de enfrentamento diante das adversidades. Consequentemente, reafirma a condição de vulnerabilidade, dado que o contexto e a interação social podem interferir na constituição e formação humana, perpassando para a vida adulta. Desse modo, este estudo objetiva-se investigar a autopercepção de meninas adolescentes, o quão a pobreza aumenta os riscos e a vulnerabilidade socioeconômica, e as construções de enfrentamento ao mundo nas perspectivas da educação e das políticas públicas de assistência social. A realização se justifica devido que, ao traçar as percepções sobre as vivências das meninas adolescentes, possibilita a compreensão mais abrangente da realidade das comunidades carentes, dando visibilidade e voz às mesmas, analisando os impactos psíquicos, emocionais e de identidade. Para isso, foi realizada a pesquisa no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Mamborê – PR, foram analisadas as percepções das vivências das adolescentes, quais as formas que utilizam para o enfrentamento diante das adversidades sociais, como possíveis alternativas a educação e as políticas públicas. A investigação se divide em: levantar dados de meninas que são acompanhadas pela assistência social do município, que se encontram em condições socialmente vulneráveis, após, observar e aplicar questionários em formato de entrevistas com as mesmas. As considerações finais trouxeram uma compreensão ampla, permitindo o entendimento da realidade que são impostas as adolescentes a se conformarem com sua condição de vulnerabilidade, impactando diretamente na constituição e formação humana, que impossibilita novas percepções e meios de enfrentamentos as adversidades, decorrentes da vulnerabilidade econômica e psicológica. Sendo que, a educação por si só não possui subsídios para lidar e proporcionar instrumentos suficientes para transformar a realidade das adolescentes, pois, o Estado e a gestão pública são ineficientes ou ausentes nesse contexto.