Navegando por Autor "GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS"
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Item A ALTERIDADE NA CRIAÇÃO CÊNICA: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES NOS PROCESSOS COLABORATIVOS(Universidade Estadual do Paraná, 2021-04-29) ROSA, Elisângela dos Santos; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; http://lattes.cnpq.br/5910002013335448; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; MIRANDA, MARIA BRÍGIDA DE; http://lattes.cnpq.br/6580699080518678; BARONE, LUCIANA PAULA CASTILHO; http://lattes.cnpq.br/4116304733863528Esta pesquisa tem como objetivo levantar reflexões acerca de como se dão as relações de criação em processos coletivos transversais. Como trabalhar e criar de maneira colaborativa respeitando alteridades? Como deixar a obra emergir das relações geradas no aqui agora a partir de uma percepção e construção coletiva que integra e potencializa todas as perspectivas envolvidas? Essa escrita busca percorrer as transformações ocorridas nos meus processos criativos nos últimos 30 anos, entender como processos predominantemente mais hierárquicos foram abrindo espaço para processos mais abertos e transversais. Partindo da minha prática como professora-diretora-atriz e relatando na pesquisa de campo a construção de um evento teatral realizado virtualmente, a peça “Resolução nº11: cantar e dançar durante a pandemia”, pretendo construir uma análise reflexiva de como as mudanças relacionais de um coletivo podem alterar os procedimentos e modos de produção na escrita cênica. Me apoio no pensamento do filósofo francês Michel Foucault e do filósofo e etnólogo também francês Pierre Clastres para refletir sobre o poder e as relações hierárquicas; Ancoram também a pesquisa a obra do coreógrafo português João Fiadeiro, que trabalha com a Composição em Tempo Real e da performer e antropóloga Fernanda Eugénio com o Modo Operativo AND. Também embasam a pesquisa teórica os trabalhos realizados pelo antropólogo britânico Tim Ingold, pelo filósofo e tecnólogo francês Gilbert Simondon e pela pesquisadora brasileira Christine Greiner.Item AGINDO A FILOSOFIA(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/27) RIBEIRO, FERNANDO CESAR; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; http://lattes.cnpq.br/4849444468933750; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; NETO, PAULO VIEIRA; http://lattes.cnpq.br/5651365091491667; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885Na presente dissertação defendo que desempenho uma reflexão filosófica por meio de minhas ações em performance. Para tal, apresento uma estrutura composta por preâmbulo, dois estudos principais, um estudo intermediário, além de uma pequena conclusão. No preâmbulo defino o terreno artístico e filosófico desta pesquisa, sendo a performance arte e a filosofia da ação de Paul Ricœur, respectivamente. No primeiro estudo, direciono-me ao exame de como e quando o agir se torna um filosofar a partir de uma investigação no campo da criação, na qual abordo obras, discuto e proponho novos conceitos como criação em processo, agir-filosofar e filosofar prático. Após introduzir o conceito de particulares básicos da performance arte no estudo intermediário, investigo o filosofar prático em duas etapas: a primeira relacionada à ação e a segunda aos demais particulares. A pesquisa abrange um período de dez anos de minha produção artística, delimitada entre os anos de 2010 e de 2019. Em todo o seu corpo apresento e discuto conceitos e teorias de filósofos como Paul Ricœur, Santo Agostinho, G. E. Anscombe, Hannah Arendt, J. L. Austin, Arthur Danto, Donald Davidson, J. Searle, P. F. Strawson, Charles Taylor, Paul Valéry e G. L. von Wright.Item ÈMÍ WÁ - A PRESENÇA NO TEATRO NEGRO CURITIBANO(Universidade Estadual do Paraná, 2022/12/01) CALDAS, Isabel Cristina Oliveira; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; FREITAS, Régia Mabel da Silva; http://lattes.cnpq.br/0134813839409526; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; http://lattes.cnpq.br/4359865610431191; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; FREITAS, Régia Mabel da Silva; http://lattes.cnpq.br/0134813839409526; SOUZA, JULIANNA ROSA DE; http://lattes.cnpq.br/4004929606438427; SILVA, ´Salloma´ Salomão Jovino da; http://lattes.cnpq.br/7881261009549464Esta dissertação procurou compreender as especificidades do Teatro Negro no âmbito estético, da criação e da produção a partir do estudo de caso da Coletiva Preta de Teatro “EmiWa” em Curitiba (PR). A pesquisa teve como objetivo lançar luz à presença de grupos de Teatros Negros na cena curitibana, com criações a partir do agenciamento de artistas negros em produções a partir da década de 80. Este estudo de caso é uma investigação de natureza qualitativa e cunho autoetnográfico. Optou-se pela pesquisa exploratório-descritiva da realidade social desses artistas. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 11 atores/sujeitos sociais, a saber: 07 atores componentes de elencos que atuaram em coletivos negros e 04 atrizes negras que atuaram na cena e direção do trabalho Parteiras de Interior, produzido na Coletiva EmíWá. Além disso, foram realizados encontros online da Coletiva “Emi Wá”, nos quais foram coletadas informações comportamentais e rotinas do grupo durante ensaios e reuniões para essa criação. Os resultados apontaram para a presença de grupos de Teatros Negros em Curitiba engajados na luta antirracista através da arte, onde o aquilombamento é a base para criações cênicas voltadas a recuperação de memórias e à valorização das epistemes negras.Item IN + FORMA + AÇÃO DANÇA COMO PROCESSAMENTO DE DADOS(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/30) ALMEIDA, Pedro P C; SALGADO, LUIZ ANTONIO ZAHDI; http://lattes.cnpq.br/8521527602221526; http://lattes.cnpq.br/6383217840507053; SALGADO, LUIZ ANTONIO ZAHDI; http://lattes.cnpq.br/8521527602221526; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166Pesquisa baseada na prototipagem de uma Ontologia Sistêmica que parte da conceituação, análise e avaliação, num processo cíclico e retroalimentativo, entre as Teorias Gerais dos Sistemas, em principal a de Jorge Albuquerque Vieira, com conceitos do Design e da Dança, para pensar em como a disciplina de Arte no ensino regular pode ambientar relações que corroborem para processos de desenvolvimento de sujeitos mais aptos ao convívio com as diferenças. Uma pesquisa qualitativa do tipo revisão bibliográfica que se organiza através de um ciclo de vida artística e docente onde se tem buscado uma pesquisa teórica acerca das abordagens sistêmicas através do corpo em movimento. Adota como pressuposto que a Dança também possa ser entendida como o processo de relação dos sujeitos com as informações do meio, esse processo de captação do mundo é uma dança, e todo sujeito dança o mundo na medida que o experimenta. A hipótese é de que por uma abordagem sistêmica o Design da Dança na escola possa se configurar como um dispositivo que operacionalize o processo de desenvolvimento subjetivo, e ao considerarmos como uma dança os processamentos de dados na configuração do sujeito e que eles se dão na relação entre outros sistemas e informações, teremos uma possibilidade de utilizar essa forma de conhecimento, e teremos uma tecnologia educacional funcional para que os sujeitos se desenvolvam por meio da alteridade, funcionando para reconhecer formatos de ensino mais coerentes as diferenças subjetivas na disciplina de Arte. Convida ao (re)entendimento de conceitos como o de parâmetro sistêmico e a complexidade do sujeito na medida que entendemos este modelo de abordagem.Item INSCRIÇÃO PERFORMATIVA NO CORPO DAS ESCRITURAS: AS POLÍTICAS DAS NARRATIVIDADES(Universidade Estadual do Paraná, 2021-05-06) DOMINONI, Thiago; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; http://lattes.cnpq.br/9122201785894448; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; PESSOA, PATRICK; http://lattes.cnpq.br/8424738025426018; BAUMGÄRTEL, STEPHAN ARNULF; http://lattes.cnpq.br/8439378198120294Como movimento contínuo do processo criativo da escrita dramatúrgica, o presente trabalho reflete sobre a escuta ampla para um posicionamento ético, clínico e político diante da prática de escrita de dramaturgias. Através do processo cartográfico para a produção de dados, a pesquisa é um movimento teórico para acontecer um gesto dramatúrgico e vice-versa, conduzido pela produção de subjetividades desajustadas, estas desviantes, estas na mira do fim. Por estes aspectos a dissertação pergunta: Do que parte a criação de dramaturgias para a produção de subjetividades que afirmam a vida? Que estratégias são necessárias para escrever dramaturgias e sobreviver? Que estratégias fazem dramaturgias para as diferenças? Pode a língua ficcional fazer-se performativa? Desse modo, As Política das Narratividades, em ressonância conceitual com Luciana de Oliveira Pires Franco (2014), Eduardo Passos e Virginia Kastrup (2015), é vista como gesto e escritura de mundos, é uma força latente, desconhecida, experimentada, faz-se com o outro e não por ele. É uma operação de desajuste na norma, é uma operação especulativa que orienta a vida pelas rasuras, pelo estado de vulnerabilidade constante. Escrever dramaturgias para tornar-se uma agência ficcional de rasuras, performativa. A produção de escrita como prática de vida desejante. A rede conceitual trabalha pelas contribuições de Suely Rolnik (2018), com seu trabalho implicado na prática para produzir vidas não cafetinadas; Tatiana Salem Levy (2011), para aproximar o trabalho do conceito da experiência do fora; Félix Guattari e Gilles Deleuze (1975) para conhecer e propor devires de escrita com o trabalho sobre Literatura menor encontrando conceitos como o plano de imanência e atos de desterritorialização da língua, entre outros.Item O DEGUSTAR DO RASABOXES(Universidade Estadual do Paraná, 2024/10/04) LIMA, Daniele Cristina Mariano; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; http://lattes.cnpq.br/0724058375267422; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; Luciana Paula Castilho Barone; http://lattes.cnpq.br/4116304733863528; Cauê Kruger; http://lattes.cnpq.br/1114691391456508Esta dissertação pretende estudar o método/exercício/jogo Rasaboxes, criado por Richard Schechner, que conjuga a teoria sobre o ator como atleta afetivo, de Antonin Artaud, com o Natya Shastra, o livro indiano mais antigo sobre a performance teatral. Partindo do Rasaboxes, busco compreender o processo de suspensão de emoções dentro da prática do jogo que se dá no tabuleiro afetivo. Deste modo utilizando o Atletismo Afetivo e os estudos de Schechner iremos articular o fazer do Rasaboxes com a compreensão da diferenciação entre emoção e afeto durante a prática que pode ser auxiliadora ao fornecer ferramentas para um equilíbrio emocional dos jogadores.Item O QUE HÁ SEMPRE-JÁ EM JOGO: OBSERVAÇÕES DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DA TEATRO SECALHAR(Universidade Estadual do Paraná, 2024-10-22) OLIVEIRA, Rafael Rodrigues de; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; PORTILHO, JULIANA LABATUT; http://lattes.cnpq.br/4316535334452967; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; http://lattes.cnpq.br/0394178105648031; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; PORTILHO, JULIANA LABATUT; http://lattes.cnpq.br/4316535334452967; DUENHA, MILENE LOPES; http://lattes.cnpq.br/5227467362015897Esta pesquisa articula uma aproximação e observação dos documentos do processo de criação da TEATRO SECALHAR, grupo curitibano de pesquisa em artes cênicas, criado em 2017. Formada por sete integrantes, o foco de investigação da companhia é a processualidade da criação em coletivo por meio de uma metodologia de investigação aberta (Gaspar Neto, 2016). Os trabalhos produzidos se aproximam do teatro experimental, como lepAp, primeiro espetáculo do grupo e que serve de base de dados para esta dissertação. Como preparação e metodologia de trabalho, a companhia faz uso das práticas que envolvem o Modo Operativo AND (Eugenio, 2019c), ferramenta de investigação do coletivo que prioriza um fazer comum a partir da identificação dos elementos e situações que compõem cada encontro. Trata-se do estudo das relações e da corresponsabilização dos posicionamentos em ato. O que pretendo elencar é o entendimento acerca do coengendramento (Escóssia, 2009, Simondon, 2020) da criação entre o grupo, os sujeitos que dele fazem parte, e os artefatos produzidos em coletivo. Tal aspecto é associado ao que Colapietro (2016) vai formular como sujeito-comunidade, no qual o sujeito tem a forma do tempo-espaço em que está inserido. A noção “sempre-já” insere na pesquisa a inseparabilidade e a atualização constante dos sistemas de produção de subjetividade e agenciamentos coletivos que atravessam os sujeitos e que são percebidos nos processos artísticos da TEATRO SECALHAR. O que aparece é que, a partir das ferramentas-conceito e dos conceitos-ferramenta do Modo Operativo AND, e alicerçados sobre o propósito de um “fazer juntes sem ideias”, o processo de criação observado dá a ver qualidades coletivas por meio de ações singulares, evidenciando que um determinado grupo em um determinado contexto produzirá um produto artístico tal que será a manifestação das forças que atravessam este coletivo, indissociável de questões sociais, temporais, locais, políticas e psicológicas. Esta observação é contextualizada em aproximação com o conceito de transindividual em Simondon (2020). Conforme observado, o Modo Operativo AND produz uma certa qualidade de atenção e manuseio das forças coletivas que, por meio de uma prática investigativa aberta, sustentada pelo investimento na manutenção de um campo comum, pode produzir um trabalho artístico que explicita as dimensões transindividuais, considerando as múltiplas interferências que concernem a produção de grupo, de indivíduos e de artefatos artísticos em uma malha relacional e inferente.Item PERFORMANCE [ESCREVEDOR DE HISTÓRIAS]: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESAPAGAMENTO DA CULTURA AFRO-DIASPÓRICA NA CENA ARTÍSTICA CURITIBANA(Universidade Estadual do Paraná, 2023/05/31) SZYMANSKI, MARCEL LEANDRO; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; http://lattes.cnpq.br/4767825044374810; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; DUMAS, ALEXANDRA; http://lattes.cnpq.br/5041254022481817; SOUZA, JULIANNA ROSA DE; http://lattes.cnpq.br/4004929606438427A presente pesquisa tem como objeto de investigação a performance [escrevedor de histórias] – realizada entre os anos de 2016 e 2019, na cidade de Curitiba e em seis Comunidades Remanescentes Quilombolas do Paraná – e as duas publicações que a compõe (desdobramentos em livro), para compreender o lugar ou o não-lugar de narrativas afro-diaspóricas nas artes da cena, especificamente no teatro profissional Curitibano deste período (2016 à 2019), correspondente a um recorte do meu próprio exercício profissional, para identificar como a proposição da performance em questão, ao buscar o aquilombamento como processo artístico, se caracteriza como contribuição para o que chamo de desapagamento da cultura afro-diaspórica na cena artística curitibana, diante do apagamento de suas narrativas. Sob uma análise autoetnográfica, pretende-se realizar um estudo de caso da performance e suas duas publicações para identificar articulações com as contribuições do conceito de Escrevivências, da linguista e escritora brasileira Conceição Evaristo; de Quilombo, da historiadora brasileira Beatriz Nascimento; da Poética da Relação, proposta pelo escritor martinicano Édouard Glissant e da Performance Fugitiva, pensada pelos teóricos americanos da performance negra, Fred Moten e Stefano Harney e – juntamente com o referencial bibliográfico sobre o tema – pensar processos de subjetivação que constituem os processos criativos da negritude e que se inserem como micropolítica frente à história oficial que rege o status quo colonial das artes da cena na cidade de Curitiba.Item PRÁTICAS ARTÍSTICAS COLABORATIVAS E PARTICIPATIVAS: PROCESSOS DE CRIAÇÃO-ENSINO DE ARTE(Universidade Estadual do Paraná, 2022/04/20) SOUZA, Julia Pereira de; BANDEIRA, DENISE; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003; http://lattes.cnpq.br/1306794606303297; BANDEIRA, DENISE; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003; BLOOMFIELD, TÂNIA; http://lattes.cnpq.br/4966004466813759; TEIXEIRA, Rosanny Morais; http://lattes.cnpq.br/3889613701782245; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre práticas artísticas, que implicam em colaboração, participação, experiência, agenciamento em contextos socioculturais e seus desdobramentos para o ensino de arte. Ao tomar como recorte as práticas dos anos de 1990 até 2010, investigadas no cenário internacional, tem como principal objetivo, fazer uma cartografia de tais conceituações artísticas e pressupor possíveis contribuições educacionais. Além disto, reflete sobre um potencial de sensibilização dessas ações, retoma o conceito jogo-brincadeira de Allan Kaprow e a concepção de microutopia, como disparadores de um processo de criação-ensino de arte. Na sequência, a partir de uma seleção de artistas do contexto local e do caráter colaborativo e/ou participativo presente em suas obras, analisa e discute esses trabalhos, com entrevistas e documentos de arquivo. No curso dessas etapas investigativas, foram realizadas algumas práticas desta proposição, conceito que foi elaborado como um modo colaborativo para o ensino de arte, dada a oportunidade da minha atuação docente, entre 2020 e 2021, com turmas de primeiro, segundo e terceiro ano do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR). Entre os autores adotados para este aporte teórico, destacamse: Claire Bishop (2012, 2008), Grant Kester (2014), Allan Kaprow (1993, 1996, 2004), Pablo Helguera (2010, 2011, 2018) e Mônica Hoff Gonçalves (2011, 2014, 2019)Item TEATRO E ACESSIBILIDADE: MEDIAÇÕES E PRÁTICAS TEATRAIS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA COM ATORES E ESPECTADORES CEGOS(Universidade Estadual do Paraná, 2022/04/12) PARTYKA, Juliana Terezinha; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; http://lattes.cnpq.br/4376345381424310; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; LUCIANI, NADIA MOROZ; http://lattes.cnpq.br/8060129570802673; TEIXEIRA, Rosanny Morais; http://lattes.cnpq.br/3889613701782245; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885A presente dissertação propõe-se a investigar propostas metodológicas para a inclusão de pessoas com deficiência visual – cegos ou baixa visão – e videntes na prática teatral, como artistas e espectadores. O estudo analisa metodologias de criação e montagem de espetáculos teatrais com estudantes do Instituto Paranaense de Cegos – IPC como parte dos resultados dos Projetos “Ilusão Ótica: Que falta nos faz a palavra” (2015) e “Teatralizando a Educação” (2016), inicialmente elaborado e desenvolvido como projeto de extensão em parceria entre a Universidade Estadual do Paraná – Campus de Curitiba II – Faculdade de Artes do Paraná – FAP e o Instituto Paranaense de Cegos, bem como o processo de mediação cultural para pessoas com deficiência visual no espetáculo “Cachorro” de Dea Loher, produção da Monstruosa Companhia de Teatro (2018). A partir de recursos narrativos e sensoriais utilizados em cena, artistas e espectadores com e sem deficiência visual têm o mesmo acesso aos estímulos perceptivos e aos elementos constitutivos de uma encenação, portanto este trabalho propõe-se a analisar práticas e recursos teatrais desenvolvidos a partir do encontro entre pessoas com deficiência visual e videntes no intuito de gerar reflexões e métodos para contribuir na inclusão da pessoa com deficiência visual no âmbito artístico teatral.