Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ferreira, Daniel da Silva"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    A produção de vodcast como espaço para historiadores: Perguntas e desafios contemporâneos ao Ensino de História
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-03-20) Ferreira, Daniel da Silva; Pereira, Márcio José; http://lattes.cnpq.br/6428881358629853; http://lattes.cnpq.br/1709303175894421; Pereira, Márcio José; http://lattes.cnpq.br/6428881358629853; Mello, Janaína Cardoso; http://lattes.cnpq.br/4347504450030175; Silva, Cesar Agenor Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/3197984540301383
    Esta trabalho investiga a prática de fazer história no e para os públicos digitais, considerando suas demandas contemporâneas e a necessidade de constante adaptação dos historiadores a novos ambientes midiáticos. A pesquisa tem como foco a produção de vodcasts (vídeos em formato de podcast), disponibilizados na plataforma YouTube, que se consolida como o principal canal de divulgação do material desenvolvido. A metodologia adotada baseia-se em entrevistas guiadas por roteiros temáticos previamente elaborados, abordando questões consideradas desafiadoras para historiadores-docentes, conforme identificado pelo pesquisador. O estudo está ancorado no campo da História Pública, compreendido como um espaço que valoriza tanto a difusão do conhecimento histórico quanto o compartilhamento humanizado de narrativas no ambiente digital. Ao todo, foram realizadas e publicadas oito entrevistas, que apresentam, de forma clara e acessível, as experiências e reflexões dos profissionais envolvidos. Os resultados indicam a ampliação das possibilidades de interação entre a historiografia e os públicos digitais, bem como o fortalecimento de diálogos plurais no ensino e na comunicação da história em contextos virtuais.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão