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Navegando por Autor "FRITOLI, Silvana Telma de Lima"

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    A formação de professores e a educação inclusiva: desafios e possibilidades na Universidade Estadual do Paraná
    (Universidade Estadual do Paraná, 2022-07-26) FRITOLI, Silvana Telma de Lima; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/6476272262118866; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; FRANÇA, Fabiane Freire; FRANCISCO, Marcos Vinicius
    A história da inclusão no Brasil tem uma longa trajetória, desde os primeiros movimentos em busca de garantir o direito à educação de todas as pessoas até se concretizar em leis que amparam estudantes com alguma deficiência. Ainda que esteja garantido em lei, o ensino inclusivo continua sendo alvo de equívocos e gera várias indagações e dúvidas em professores(as), pais e alunos(as). Em vista disso, a pesquisa objetiva compreender a formação de professores nos cursos de licenciaturas da Universidade Estadual do Paraná concernente à educação inclusiva. Para tanto, foi abordado os aspectos legais, históricos e práticos que permearam a formação docente no Brasil, como também a trajetória da inclusão e as percepções dos(as) docentes da Unespar que ministram disciplinas de educação inclusiva ou educação especial nos cursos de graduação em licenciatura da instituição. O aporte metodológico foi constituído de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico exploratória tendo por base entrevistas gravadas via plataforma google meet com nove professores(as) que ministram disciplinas de educação inclusiva ou educação especial na universidade. As entrevistas e os questionários foram transcritos e analisados. Os resultados apontam que na opinião dos professores das disciplinas com foco na educação especial e inclusão do(a) aluno(a) com deficiência, a formação inicial nas graduações nessa perspectiva não é suficiente para que os(as) discentes atuem, após a sua formação, de maneira satisfatória na inclusão do(a) aluno(a) com deficiência, sendo necessário uma especialização. Como também indicam que a carga horária dessas disciplinas não é suficiente para a quantidade de conteúdos necessários para esta formação; apontam também que a postura do(a) docente influencia no processo de formação do discente; quanto ao processo de inclusão na Unespar, os resultados descrevem um cenário que necessita de readequações, principalmente no que se refere às políticas públicas para a formação e inclusão dentro das universidades e desenvolvimento de estratégias que permitam o ingresso de mais alunos(as) com deficiência nas graduações.

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