Navegando por Autor "FRANCISCO DA SILVA, RAPHAEL"
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Item A Cor do Erro: Reconhecimento de padrões cromáticos na Glitch Art.(Universidade Estadual do Paraná, 2023/06/14) FRANCISCO DA SILVA, RAPHAEL; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; http://lattes.cnpq.br/7303505397950165; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; NORONHA, FABIO JABUR; http://lattes.cnpq.br/8001117846968595; SALGADO, LUIZ ANTONIO ZAHDI; http://lattes.cnpq.br/8521527602221526O caráter randômico e ruidoso das obras da glitch art transmite a impressão de desordem ou impossibilidade de estabelecer um padrão formal de apresentação disponível para todas as obras deste gênero. Autores como Iman Moradi, Rebecca Jackson, Rosa Menkman, entre outros, encarregaram-se de listar os atributos mais comuns dessas imagens e suas relações com obras de arte do passado. Entretanto, a partir dessas investigações e metodologias notou-se uma lacuna a ser preenchida nessas abordagens uma vez que elas foram insuficientemente descritivas acerca das características e (possíveis) padrões cromáticos dessas obras. Esta pesquisa intenta, sob a luz desses autores e artistas, observar, analisar e listar, padrões cromáticos nas obras de arte digital inseridas no gênero glitch art a partir da apreciação de composições existentes e documentadas, contribuindo para a melhor compreensão e desenvolvimento do gênero. Mediante análise e apreciação pormenorizadas dessas composições visuais em conjunto com a descrição e relato dos artistas através de suas perspectivas colhidas através de um formulário bilíngue (apêndices A e B) aliadas ao uso de algoritmos de reconhecimento de padrões em imagem, pretendese estabelecer uma paleta de cores a fim de utilizá-la em composições pictóricas autorais (apêndice C). Ainda que o foco da pesquisa seja o aspecto cromático, a distribuição visual na superfície bidimensional pictórica também pretendeu incorporar outros atributos visuais relevantes deste gênero de arte já documentados a fim de estabelecer relações entre composições digitais e analógicas.