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Navegando por Autor "FONTANELLA, Ada Otoni Ferreira"

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    “Cada um pode ter a fé em Deus ou em alguma coisa”: compreensões de jovens universitários católicos e evangélicos.
    (Universidade Estadual do Paraná, 2018/03/05) FONTANELLA, Ada Otoni Ferreira; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; MEZZOMO, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/6663293423459196; http://lattes.cnpq.br/9781164723073350; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; MEZZOMO, Frank Antonio; FERNANDES, Silvia Regina; CERRI, Luis Fernando
    O objetivo da pesquisa é analisar a influência da religião na construção identitária de jovens universitários, a partir das compreensões e vivências de estudantes católicos e evangélicos. Em uma perspectiva interdisciplinar e abordagem quali-quantitativa, são analisados os dados produzidos a partir da aplicação de um questionário online aos estudantes dos 3º anos dos cursos de História, Geografia, Pedagogia e Filosofia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A pesquisa problematiza a construção das identidades juvenis no contexto contemporâneo, plural e complexo, reconhecendo a religião como elemento importante para a compreensão da maneira como esses sujeitos se constituem, na medida em que influencia a percepção e a ação dos jovens nas esferas sociais, culturais e políticas. As discussões foram construídas a partir de três categorias de análise: enfraquecimento da instituição religiosa; subjetivação da crença religiosa; e reconhecimento da pluralidade e alteridade religiosas. Os resultados demonstram que, apesar das instituições religiosas terem reduzido seu poder normatizador na contemporaneidade, os indivíduos seguem tendo-as como um referencial na constituição de suas identidades. Ao confrontar os mecanismos de regulamentação das crenças, esses sujeitos passam a individualizar suas trajetórias de fé, abrindo-se a experimentações, escolhas e diálogos com variadas vertentes, e a serem mais tolerantes com as escolhas e vivências da espiritualidade alheia. Concluímos que a religião configura-se como um elemento de expressiva relevância na configuracão identitária desses jovens universitários, ainda que sua vivência e compreensão se deem de modo mais subjetivo e, muitas vezes, distanciadas da normatização das instituições religiosas.

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