Navegando por Autor "FERRO, Lussuede Luciana de Sousa"
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Item ACENTUAÇÃO GRÁFICA: ESTADO DA ARTE SOB O ENFOQUE DA TEORIA HISTÓTRICO-CULTURAL(Universidade Estadual do Paraná, 2024/09/30) SILVA, Amanda Inácio da; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; FERRO, Lussuede Luciana de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2991516738579826; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/3963141372992140; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; FERRO, Lussuede Luciana de Souza ; http://lattes.cnpq.br/2991516738579826; ARRAIS, Luciana Figueiredo Lacanallo ; http://lattes.cnpq.br/0850344246071354; SANTOS, Edilson de Araujo dos ; http://lattes.cnpq.br/0214330846160967; UJIIE, Nájela Tavares ; http://lattes.cnpq.br/1242945275956878Mestrado Acadêmico em Formação Docente - Área de Concentração: Educação, História e Ciências, oferecido pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí. Nesta pesquisa, o problema do estudo está centrado na questão norteadora: Os trabalhos acadêmicos existentes sobre acentuação gráfica têm feito uma relação desse conteúdo com a Teoria Histórico-Cultural (THC)? Tendo em vista essa problemática, o objetivo foi o de desenvolver um estado da arte, para analisar a organização do processo do ensino da acentuação gráfica nos anos iniciais do ensino fundamental em que se constatou que a abordagem do ensino de acentuação gráfica, em sua maioria, é marcada por metodologias que priorizam aspectos mecânicos, com foco no desenvolvimento de habilidades específicas e no cumprimento de regras normativas da língua portuguesa. No intento de demonstrar que existem outras concepções teóricas que possibilitam em ensino voltado para a formação do pensamento teórico, o caminho metodológico percorrido pautou-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo procedimento adotado consistiu em estudo de caráter bibliográfico. As análises aqui proferidas utilizaram-se dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade que possibilitaram repensar encaminhamentos teóricos-metodológicos para a organização do ensino de acentuação gráfica na língua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental. Para essa organização pedagógica, tomou-se como referência os estudos sobre as atividades dominantes, mais precisamente a respeito da estrutura da Atividade de Estudo proposta pelo Sistema Didático desenvolvido pelos pesquisadores russos Davidov, Elkonin e Repkin. Nesse contexto e ancorada em uma perspectiva materialista em que busca discorrer sobre a historicidade da psicologia soviética, utilizou-se obras de Marx e Engels (1984); (2006); Leontiev (1978); Vigostski (2001); Luria (2013); Davidov (2019), entre outros, procurando demonstrar como o ensino, organizado sob as bases da THC pode contribuir com os processos de ensino-aprendizagem. Sendo o professor o organizador da atividade pedagógica e mediador dos conceitos, cabe a ele possibilitar o desenvolvimento do conhecimento mais elaborado considerado como aquele conhecimento que permite a objetivação no interior da totalidade da prática social