Navegando por Autor "FERREIRA, Sandra Tais Gomes"
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Item A BNC-FORMAÇÃO E O IDEÁRIO POLÍTICO-EDUCACIONAL DA UNESCO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(Universidade Estadual do Paraná, 2022/03/25) FERREIRA, Sandra Tais Gomes; MOLINA, Adão Aparecido; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; http://lattes.cnpq.br/4789361347104973; Adão Aparecido Molina; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; Sonia Maria Chaves Haracemiv; http://lattes.cnpq.br/1257464125778276; Conceição Solange Bution Perin; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058Este texto realiza uma investigação sobre as políticas educacionais atuais relacionando a nova proposta de formação de professores para a educação básica brasileira, chamada de BNC-Formação, com as mudanças ocorridas nas questões socioeconômicas e políticas. Busca-se relacionar essa proposta formativa com os antecedentes políticos e, sobretudo, com as determinações que vêm sendo impostas pelos organismos internacionais das Nações Unidas, como a Unesco e o Banco Mundial. Por conseguinte, este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa com fontes bibliográficas e documentais, e o método é dialético. Na percepção de Lara e Molina (2011), esse tipo de pesquisa permite uma compreensão maior do objeto estudado ao se estabelecer a relação entre a parte e o todo. Esse movimento dialético, que vai do objeto de estudos às questões maiores, possibilita a compreensão das determinações sócio-históricas. Por essa razão, ao se estabelecer a relação da educação e da formação docente com a economia e a política do período estudado, tem se a síntese de múltiplas determinações, isto é, compreende-se a formação de professores como parte de um processo social utilizado para formar indivíduos capazes de contribuir para a solução de problemas sociais, colaborando para a reprodução do capital e o acúmulo das classes já privilegiadas pela divisão social do trabalho. Essas determinações estão impostas pela nova ordem mundial ao definir as bases epistemológicas para a educação do século XXI, a partir das injunções feitas pelo Banco Mundial que trabalha com índices de desenvolvimento e financiamento para os países periféricos, assim como a Unesco que, ao determinar a base epistemológica para a educação do novo século, cria categorias pautadas em habilidades e competências individuais e procura formar indivíduos autônomos para responder às necessidades imediatas de reprodução social. Essas categorias também estão presentes na BNCC e na BNC-formação que regulamenta a formação de docentes no Brasil a partir de 2019, com a aprovação da Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Os estudos apontaram que, a formação de professores, que deveria se constituir na identidade de um profissional capaz de mediar o conhecimento por intermédio de um ensino esclarecedor, o que constitui o trabalho educativo, vai aos poucos deixando essa função para contribuir para a formação de indivíduos de acordo com os interesses do capital.