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Navegando por Autor "FERREIRA, Guilherme Francisco"

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    APROXIMAÇÕES ENTRE A ROBÓTICA EDUCACIONAL E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL
    (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR, 2024/04/29) LIRIO, Jefferson Rodrigues; BASNIAK, Maria Ivete; http://lattes.cnpq.br/2309595955795399; http://lattes.cnpq.br/2177778808979266; DANTAS, Sérgio Carrazedo; http://lattes.cnpq.br/5137837974828532; FERREIRA, Guilherme Francisco; http://lattes.cnpq.br/6650430764851555
    Este estudo fundamenta-se na Robótica Educacional (RE), no Pensamento Computacional (PC) e no Construcionismo de Seymour Papert (1980), com foco na investigação das relações identificadas entre o PC e a RE por meio de atividades pedagógicas desenvolvidas em um projeto de robótica realizado em uma escola pública municipal do interior do Paraná, com os estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental. A investigação foi de caráter qualitativo de cunho interpretativo, com pesquisa bibliográfica e observação participante orientando as ações. O objetivo geral da pesquisa é discutir pilares do PC e conceitos matemáticos que podem ser mobilizados a partir de atividades pedagógicas de RE. Como objetivos específicos, foram definidos: estabelecer articulações no âmbito educacional entre a RE e o PC, identificando conexões com as competências gerais e as competências específicas de matemática para o Ensino Fundamental presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); e identificar pilares do PC e conceitos matemáticos que podem ser mobilizados por meio de atividades pedagógicas desenvolvidas em um projeto de RE. A produção dos dados deste estudo foi obtida a partir das atividades realizadas no projeto de RE, as quais foram registradas por meio de dois instrumentos de pesquisa: diário de bordo do pesquisador e registro de fotos e gravação de vídeos por meio de câmera digital. Os dados registrados foram analisados considerando sua relação com os aspectos identificados em nosso referencial teórico. As análises dos dados mostraram que tanto a RE quanto o PC emergiram e foram fundamentados na filosofia do construcionismo. Já a RE revelou-se uma abordagem promissora para fomentar o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao PC, a exemplo da formulação de problemas, decomposição, abstração, depuração, reconhecimento de padrões e criação de algoritmos. De igual modo, mobilizou conceitos matemáticos relacionados à geometria, álgebra e estatística, proporcionando aos estudantes a compreensão desses conceitos por meio de atividades práticas envolvendo a construção e a programação de robôs. Por fim, a RE e o PC, quando integrados, contribuíram para o desenvolvimento de competências gerais e competências específicas de matemática previstas pela BNCC, desenvolvendo também o pensamento crítico, colaborativo e criativo, o raciocínio lógico, a comunicação, além do estímulo à resolução de problemas e à utilização e criação de tecnologias digitais.
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    ESTUDO SOBRE AS INTERAÇÕES EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO DE UM CURSO ONLINE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
    (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR, 2022/03/30) VITOLO, Ana Paula Mayara; DANTAS, Sérgio Carrazedo; http://lattes.cnpq.br/5137837974828532; http://lattes.cnpq.br/0155284852549149; BASNIAK, Maria Ivete; http://lattes.cnpq.br/2309595955795399; FERREIRA, Guilherme Francisco; http://lattes.cnpq.br/6650430764851555
    O interesse central deste estudo foi compreender quais conhecimentos são constituídos em fóruns de discussão da 15ª edição do Curso de GeoGebra. Buscamos investigar como as interações desenvolvidas entre cursistas e entre cursistas e professores podem ou não implicar na produção de conhecimentos de Matemática, de Educação Matemática, sobre o uso do GeoGebra e sobre outros conhecimentos. A pesquisa, fundamentada no Modelo dos Campos Semânticos, buscou dar visibilidade sobre as dinâmicas que levam à produção de certos conhecimentos no interior do fórum. No processo de análise, a Leitura Plausível nos permitiu um refinamento das enunciações produzidas pelos cursistas, tornando possível certas direções de interlocução. A coleta nos dados foi realizada a partir da seleção do grupo, dividindo-se em seis etapas: leitura do boletim dos cursista, participação da pesquisadora como professora na 16ª edição do curso; elaboração planilha com nome e informações dos fóruns; leitura de todas as atividades postadas (material produzido no curso); leitura das interações e revisão e releitura de todas as postagens, interações e inserções. Concluímos que os diversos conhecimentos foram produzidos no interior dos fóruns e que os fóruns propostos dessa maneira possibilitam um cenário de diálogo para a manifestação desses conhecimentos.
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    NOÇÕES SOBRE PENSAMENTO COMPUTACIONAL EXPRESSAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE JOGOS NO SCRATCH
    (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR, 2024/11/29) SOUZA, Suely Maria de; DANTAS, Sérgio Carrazedo; http://lattes.cnpq.br/5137837974828532; http://lattes.cnpq.br/0422645204389322; BASNIAK, Maria Ivete; http://lattes.cnpq.br/2309595955795399; FERREIRA, Guilherme Francisco; http://lattes.cnpq.br/6650430764851555
    A presente pesquisa propõe um estudo teórico e prático sobre a compreensão de um grupo de professores de Matemática sobre Pensamento Computacional. Para isso, inicialmente, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica sobre Pensamento Computacional abordando conceito, aspectos históricos, aplicabilidade, seus processos constituintes e sua utilização no contexto educacional. Reconhecemos o Pensamento Computacional como fator determinante do aprendizado amplo, bem como para soluções de problemas diversos, especificamente no contexto educacional, ou mesmo na vida cotidiana. No cenário prático da pesquisa, foi desenvolvida uma oficina sobre construção de Jogos no Scratch com professores do Núcleo de Educação de Apucarana, Paraná. Este estudo apresenta relatos sobre os jogos criados pelos professores durante o processo de formação e como os processos de Pensamento Computacional foram mobilizados por eles. Cada jogo digital, assim como seu vídeo e materiais necessários para sua construção, foram analisados e destacam-se nas análises dos processos mentais de Pensamento Computacional que foram mobilizados para sua construção. Concluise que os processos analisados nos jogos digitais são acionados durante sua construção, e mesmo não sendo relatados pelo cursista, no interior dos jogos construídos podemos verificar que foram mobilizados.
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    UMA PESQUISA SOBRE AS INFLUÊNCIAS DO CURSO DE GEOGEBRA NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA PROFISSIONAL A PARTIR DA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EQUIPE FORMADORA
    (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR, 2022/10/03) MARQUES, Isane Maria Wowcsuk Marques; DANTAS, Sérgio Carrazedo; FERREIRA, Guilherme Francisco; http://lattes.cnpq.br/6650430764851555; http://lattes.cnpq.br/5137837974828532; http://lattes.cnpq.br/6263176304451417; BASNIAK, Maria Ivete; http://lattes.cnpq.br/2309595955795399; JULIO, Rejane Siqueira; http://lattes.cnpq.br/1798884495942862; PAULO, João Pedro Antunes de; http://lattes.cnpq.br/0645456204299035
    Esta pesquisa tem como objetivo investigar aspectos do Curso de GeoGebra que influenciam na formação continuada e prática profissional da equipe formadora. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa, com base no Modelo dos Campos Semânticos. Os dados foram produzidos mediante entrevistas semiestruturadas com alguns professores que atuam como formadores do Curso de GeoGebra. Também foi considerado o funcionamento geral do Curso e analisados alguns de seus documentos, como editais e projetos das edições investigadas, além do trajeto formativo dos sujeitos da pesquisa considerando suas postagens e interações nos fóruns do Curso a fim de produzir significado para os processos formativos. Como resultados conclui-se que as noções de descentramento, autoridade e impermeabilização são importantes para compreender o processo de formação de professores porque dizem da inserção do sujeito em dadas práticas culturais e da constituição de novas direções de interlocução que podem ou não gerar mudanças em suas concepções. O Curso constitui redes de apoio para a formação continuada de professores, oferecendo um espaço de interação no qual se faz presente diferentes perspectivas em relação à Matemática e aos modos de uso do GeoGebra. Ao descentrar-se de seus modos próprios de produção de significado e buscar entender de onde o outro está falando, no momento da interação, o professor tem a possibilidade de ampliar o seu repertório de modos de produção de significado. Quando se apropriam das legitimidades do Curso, os professores constituem novas direções de interlocução, que podem contribuir inclusive para sua prática docente.

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