Navegando por Autor "FELLINI, Janaina"
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Item Violência simbólica de gênero contra compositoras(Universidade Estadual do Paraná, 2024-08-27) FELLINI, Janaina; VAGETTI, Gislaine Cristina; http://lattes.cnpq.br/8495637038816664; http://lattes.cnpq.br/2484343177458093; VAGETTI, Gislaine Cristina; http://lattes.cnpq.br/8495637038816664; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; CUNHA, Rosemyriam Ribeiro dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0536970443232460Esta pesquisa investiga a condição das mulheres compositoras, sob a perspectiva da violência simbólica de gênero, e como o fazer musical permanece sob a égide do androcentrismo. No Brasil, atualmente, as compositoras recebem 8% do total arrecadado por direitos autorais, um número que representa o efeito revés e contínuo da desigualdade de gênero no ambiente musical, consequência de incontáveis anos de apagamento, de silenciamento e de violências de naturezas diversas contra o gênero e o fazer musical femininos. O objetivo deste estudo é analisar as implicações da violência simbólica de gênero no trabalho das musicistas compositoras a fim de contribuir para a conscientização acerca da violência simbólica de gênero. A pesquisa foi de natureza qualitativa de cunho exploratório, com pesquisa de campo. As participantes foram mulheres compositoras, e os instrumentos para a coleta de dados foram: entrevista individual pré-estruturada em profundidade e diário de campo. Como suporte teórico, esta pesquisa fundamenta-se no conceito de violência simbólica de Pierre Bourdieu. Os dados foram submetidos à Análise Temática, de acordo com a metodologia de Virginia Braun e de Victoria Clarke. Foram realizadas oito entrevistas pré-estruturadas em profundidade com mulheres compositoras residentes em Curitiba. Após o cumprimento das seis etapas, conforme indicação da metodologia, três categorias foram selecionadas para a análise temática. A pesquisa mostrou que a violência simbólica de gênero, por meio do habitus, influencia o trabalho das compositoras, estabelecendo parâmetros assimétricos que desvalorizam a produção das mulheres compositoras. Outra implicação, aponta para o fato de que estas mulheres seguem compondo, porém, frequentemente sentem vontade de desistir da carreira. Como estratégia de conscientização, a busca por letramento de gênero, foi desvelada como fundamental.