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Navegando por Autor "Eduardo Baggio"

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    O CINEMA PARAMÉTRICO EM MICHAEL HANEKE: UMA ANÁLISE DE 71 FRAGMENTOS DE UMA CRONOLOGIA DO ACASO
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-03-27) Mateus Augusto Breda Colpani; Eduardo Baggio; http://lattes.cnpq.br/8887788540106433; http://lattes.cnpq.br/6261327968784867; BAGGIO, Eduadrdo; http://lattes.cnpq.br/8887788540106433; GARCIA, Alexandre; http://lattes.cnpq.br/3895949501024669; DAMASCENO, Alex; http://lattes.cnpq.br/8620263171962896
    Esta dissertação propõe uma análise estilística do cinema de Michael Haneke, com foco no conceito de cinema paramétrico, tendo como objeto de estudo o filme 71 Fragmentos de uma Cronologia do Acaso (1994). O cinema de Haneke, caracterizado por uma estética rigorosa e uma abordagem crítica à sociedade contemporânea, é investigado à luz dos princípios da teoria neoformalista do cinema, especialmente os conceitos de cinema paramétrico delineados por David Bordwell e Kristin Thompson. O primeiro capítulo é dedicado a definir o conceito de estilo e sua evolução ao longo da história do cinema, estabelecendo os limites e particularidades das nuances características de Michael Haneke. Em seguida, a pesquisa aprofunda o conceito de cinema paramétrico e as gradações de importância estilística que esse método de narração implica, abordando também aspectos como a fragmentação e as constelações de personagens, elementos recorrentes tanto nesse tipo de narração quanto na obra do cineasta. Por fim, a análise de 71 Fragmentos de uma Cronologia do Acaso exemplifica de que modo Haneke articula mecânicas paramétricas dentro de sua obra, bem como às relaciona com o enredo e com suas manifestações políticas. A dissertação examina a estrutura do filme, o uso de elipses, repetição de motivos visuais e sonoros, além de outros elementos estilísticos que subvertem as convenções do cinema clássico.

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