Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "DUARTE, Bruna Marques"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    PEER INSTRUCTION: DISCUSSÕES QUE PERMEIAM A FORMAÇÃO REFLEXIVA E O ENSINO DE CIÊNCIAS
    (Universidade Estadual do Paraná, 2015/07/31) DUARTE, Bruna Marques; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/7237406150714469; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; Andrea Paesano Júnior; http://lattes.cnpq.br/6072625760455113; Lucila Akiko Nagashima; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646
    Este trabalho objetiva discutir alguns aspectos relevantes para o Ensino de Ciências, enfatizando o ensino de Física. Como parte integrante deste contexto, apresentamos e discutimos os resultados da aplicação do método Peer Instruction ou PI, idealizado por um professor de Física da Universidade de Harvard, Eric Mazur. O referido método evidencia as concepções espontâneas dos estudantes em conflito com as concepções ditas científicas. Portanto, conhecer essas concepções espontâneas ou alternativas é parte fundamental para o sucesso da aplicação desse método. Neste trabalho, o público alvo foram os acadêmicos do último ano do curso de Ciências - Licenciatura Plena da UNESPAR - campus de Paranavaí. Assim, além de identificar quais são as concepções alternativas destes alunos sobre os conteúdos de eletrostática e eletricidade, também discutimos como essas concepções podem interferir na atividade profissional deles. Inserido nesse contexto, apresentamos uma discussão sobre o ensino de Ciências no Brasil e a importância da epistemologia da Ciência no processo ensino-aprendizagem de forma a contextualizar o Método Peer Insctruction, correlacionado-o com a prática metodológica comumente empregada. O trabalho é de campo, possuindo um intuito quanti-qualitativo, e seus levantamentos de dados ocorreram por meio de aplicação de questionários e observações. A análise dos resultados é representada por gráficos que mostram a porcentagem de acertos antes e depois da aplicação do método. Esses dados forneceram subsídio para o cálculo do ‘ganho’ (g) obtido, conforme apresentado pelo autor do método. Os resultados mostraram que os índices de ganho alcançados são compatíveis com a literatura existente sobre o assunto, afirmando o sucesso do método para o ensino conceitual. As análises dos resultados permitem considerar que o método pode ser utilizado para promover o processo de formação reflexiva que deve ser instalada desde a formação profissional dos futuros professores.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão