Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "DOURADO, Jordana Alves de Queiroz"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    UMA PROPOSTA STEAM: TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2019/06/26) DOURADO, Jordana Alves de Queiroz; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/2502500822169338; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; Hercília Alves Pereira; http://lattes.cnpq.br/6902808363799194; Marcia Regina Royer; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478
    Este trabalho apresenta uma proposta metodológica para o professor de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, fundamentada na interdisciplinaridade como interpretada pela Educação STEAM, pautada na Teoria da Aprendizagem Significativa. A Educação STEAM (acrônimo formado pelas iniciais dos nomes, em inglês, das disciplinas Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) tem sido divulgada pelos Estados Unidos como uma possível solução do processo educacional para o século XXI. O STEAM valoriza as metodologias didáticas ativas, ou seja, as metodologias que colocam o aluno no centro do processso ensino aprendizagem. No Brasil, a Educação STEAM é ainda tímida, mas as metodologias ativas têm recebido papel de destaque, principalmente no processo ensino aprendizagem de Ciências. Porém, alguns pesquisadores alertam para os efeitos negativos quando essas metodologias expropriam o papel do professor como transmissor do conhecimento. Neste sentido, desenvolver uma proposta metodológica que respeita o ponto de inflexão entre o papel do professor e do aluno no contexto da metodologia STEAM, é um desafio. Assim, desenvolvemos uma proposta didática utilizando os pilares da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, a qual valoriza o papel do professor como agente responsável pelo conhecimento. Como resultado, apresentamos a proposta utilizando o tema “Tomografia Computadorizada” pela importância que ele tem para a eficácia nos diagnósticos médicos, pela presença no cotidiano da maioria dos nossos alunos e por fazer parte do desenvolvimento tecnológico. Salientamos que este trabalho não representa o fim das discussões sobre metodologias para o ensino de Ciências, mas com certeza estabelecerá o inicio de um longo debate do processo educacional.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão