Navegando por Autor "DOMINGUES, Bruna Gabriela"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item DISPOSIÇÃO PARA O PRECIPÍCIO: A FILOSOFIA NO ENSINO ENGENDRADA PELA POESIA.(UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ, 2019-04-29) DOMINGUES, Bruna Gabriela; CRUZ, Estevão Lemos; http://lattes.cnpq.br/5593276758947779; http://lattes.cnpq.br/6794757901295304; FÉLIX, Wagner Dalla Costa; http://lattes.cnpq.br/7293060756870545; SCHNORR, Giselle Moura; http://lattes.cnpq.br/7136004914851928O escrito que se seguirá arrisca uma posição: ensina-se filosofia com poesia e que tal possibilidade se dá porque a filosofia é essencialmente poética. Para fundamentar tal posição tomar-se-á como base epistemológica os escritos do filósofo alemão Martin Heidegger, especialmente de sua obra tardia. A presente proposta fundamentará que a possibilidade do que será arriscado efetiva-se na medida em que o dito “ensino de filosofia” acontece através de um Triangulo Amoroso: espanto, salto e a-bismo – um acontecer originário da linguagem genuinamente poético. Consequentemente, defender-se-á que o fazer filosófico é – sobretudo e necessariamente – poético. Para conduzir tal acontecimento, será proposta uma metodologia de ensino de filosofia, a saber, a “psicagogia”: uma condução artística e poética das almas por meio das palavras. Uma condução do olhar do aluno para uma aprendizagem filosófica. Para pôr à prova a possibilidade de uma condução psicagógica que norteie adequadamente a visão do aluno, a obra de Fernando