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Navegando por Autor "DIAS, Vaudenir Pereira"

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    EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ - PARANÁ
    (Universidade Estadual do Paraná, 2022/03/26) DIAS, Vaudenir Pereira; GOMES, Paulo César; http://lattes.cnpq.br/3637285622123132; http://lattes.cnpq.br/8145764345257502; GOMES, Paulo César ; http://lattes.cnpq.br/3637285622123132; RUMENOS, Nijima Novello ; http://lattes.cnpq.br/5707080896093516; MOLINA, Adão Aparecido ; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060
    A Educação Ambiental (EA) no contexto pedagógico revela sua grandeza, importância e contribuição na formação do currículo escolar. Tão logo, no ambiente de ensino, a EA deve ser interpretada como um instrumento de emancipação e transformação social. Entretanto, precisa ser regada por valores éticos e morais, pautada na justiça e no equilíbrio socioambiental, de modo a refutar toda e qualquer ação que transgrida o meio ambiente e a dignidade humana. Nesse sentido, a EA, enquanto currículo inserido nos documentos orientadores das escolas, deve atrair e envolver todos os atores desses locais, de modo a promover neles uma postura crítica da realidade em que vivem. Ser crítico, nesse sentido, pressupõe entender as razões pelas quais a sociedade se encontra em constante crise ambiental, e enxergar o capitalismo como um dos influentes do desequilíbrio entre homem, natureza e sociedade. Visto assim, apresentamos por meio deste estudo os seguintes objetivos: (a) investigar como a Educação Ambiental está posta nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de Escolas Públicas do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí – Paraná; (b) compreender a inserção dessas propostas em relação às principais correntes ideológicas da EA; (c) conhecer e compreender a visão de EA trazidas nos PPP no período entre 2015 a 2018; ( d ) à luz da Educação Ambiental Crítica (EAC) refletir sobre a sustentabilidade de acordo com as menções descritas nos documentos norteadores; (e) analisar o texto acerca de EA constantes no PPP em relação às propostas pedagógicas das escolas. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e de natureza documental que contou com a Análise Textual Discursiva (ATD) na análise dos dados. Nesse olhar, fundamentamos esta pesquisa em pensadores que defendem a EAC, enxergando-a como possibilidade de compreender e transformar a realidade em que vivemos. Desde então, destacamos Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Marília Freitas de Campos Tozoni Reis e Marcos Sorrentino, entre outros. A Educação Ambiental Crítica se destaca em todos os documentos analisados do qual um deles corresponde à ideologia defendida por Loureiro (2005). Nesse sentido, concluímos que a EAC constante nos referidos PPP, em suas atribuições, traz para o centro do debate a crise ambiental propondo enquanto currículo a emancipação do sujeito aprendiz, construindo assim, uma nova perspectiva de relação homem, natureza e sociedade ancorada na sustentabilidade ou na eco-cidadania.

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