Navegando por Autor "DIAS, Gislei Rodrigues"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO: A QUEM INTERESSA A REFORMA?(Universidade Estadual do Paraná, 2025-05-06) DIAS, Gislei Rodrigues; COSTA, Fábio Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/9325969628367881; http://lattes.cnpq.br/5451391485426795; CHILANTE, Edinéia Fátima Navarro; PAULA, Rafael Freire deA homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trouxe novas abordagens para o sistema educacional brasileiro, sendo que muitas dessas mudanças já estão em curso nas escolas do país com o denominado Novo Ensino Médio (NEM). Trata-se de uma nova política pública nunca antes vista no cenário nacional. Diante da relevância da temática educacional e das transformações introduzidas pela nova proposta, é pertinente questionar os possíveis impactos que ela poderá gerar nas escolas brasileiras, bem como investigar os interesses políticos e econômicos que sustentam o NEM. Neste sentido, esse trabalho objetiva: a) compreender as reformas estabelecidas na história da educação brasileira, no que tange ao ensino médio; b) refletir sobre as consequências das reformas na qualidade da educação; c) analisar criticamente o Novo Ensino Médio. Para a pesquisa em questão, foi realizado um levantamento histórico acerca das reformas no Ensino Médio no Brasil e análise documental de cunho qualitativo da BNCC voltada ao NEM. Vale salientar que a pesquisa se fundamenta em uma abordagem interdisciplinar, entendida como caminho essencial para compreender e refletir criticamente sobre as reformas educacionais no país, especialmente no que tange ao Novo Ensino Médio (NEM).