Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "DIAS, Gislei Rodrigues"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO: A QUEM INTERESSA A REFORMA?
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-05-06) DIAS, Gislei Rodrigues; COSTA, Fábio Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/9325969628367881; http://lattes.cnpq.br/5451391485426795; CHILANTE, Edinéia Fátima Navarro; PAULA, Rafael Freire de
    A homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trouxe novas abordagens para o sistema educacional brasileiro, sendo que muitas dessas mudanças já estão em curso nas escolas do país com o denominado Novo Ensino Médio (NEM). Trata-se de uma nova política pública nunca antes vista no cenário nacional. Diante da relevância da temática educacional e das transformações introduzidas pela nova proposta, é pertinente questionar os possíveis impactos que ela poderá gerar nas escolas brasileiras, bem como investigar os interesses políticos e econômicos que sustentam o NEM. Neste sentido, esse trabalho objetiva: a) compreender as reformas estabelecidas na história da educação brasileira, no que tange ao ensino médio; b) refletir sobre as consequências das reformas na qualidade da educação; c) analisar criticamente o Novo Ensino Médio. Para a pesquisa em questão, foi realizado um levantamento histórico acerca das reformas no Ensino Médio no Brasil e análise documental de cunho qualitativo da BNCC voltada ao NEM. Vale salientar que a pesquisa se fundamenta em uma abordagem interdisciplinar, entendida como caminho essencial para compreender e refletir criticamente sobre as reformas educacionais no país, especialmente no que tange ao Novo Ensino Médio (NEM).

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão