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Navegando por Autor "DAMBROS, Aline Roberta Tacon"

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    EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA UNESPAR – CAMPUS DE PARANAVAÍ
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025/03/27) TRAVAIN, Alessandra Lourenço da Silva; NOVAK, Maria Simone Jacomini; DAMBROS, Aline Roberta Tacon; http://lattes.cnpq.br/2307124220169027; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; http://lattes.cnpq.br/1264141299791156; Maria Simone Jacomini Novak; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; Aline Roberta Tacon Dambros; http://lattes.cnpq.br/2307124220169027; Dorcely Isabel Bellanda Garcia; http://lattes.cnpq.br/8124217357002723; Maria Christine Berdusco Menezes; http://lattes.cnpq.br/6121001403189549
    Os alunos Público-Alvo da Educação Especial – PAEE estão acessando cada vez mais o Ensino Superior em busca de aprofundar seus conhecimentos. Diante desse cenário, esta pesquisa objetiva identificar os principais desafios enfrentados pelos professores nos processos inclusivos, a fim de refletir sobre possíveis intervenções que fortaleçam a perspectiva inclusiva no Ensino Superior na Unespar – campus de Paranavaí. O estudo inicia-se com uma análise das políticas educacionais inclusivas em âmbito nacional e estadual, bem como das ações implementadas pela instituição investigada que orientam o processo de inclusão dos alunos PAEE, destacando-se a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008 e a Lei Brasileira de Inclusão de 2015. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso da Unespar – campus de Paranavaí, adotando uma abordagem mista que combina dados quantitativos, como o número de alunos matriculados e as respostas dos questionários, e dados qualitativos, fundamentados em documentos legais, como leis e normativas, além dos estudos sobre defectologia de Vigotski e colaboradores. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos da Teoria Histórico Cultural – THC, que enfatiza a mediação como elemento central para o desenvolvimento humano. Nesse contexto, discutem-se fatores que interferem no processo inclusivo na instituição de ensino superior, como a formação de professores, a adaptação curricular e o atendimento educacional especializado, bem como as principais dificuldades relatadas pelos professores no processo de inclusão dos alunos PAEE. Os resultados revelam que as principais barreiras relatadas pelos professores envolvem quatro unidades conceituais: Conhecimento, acessibilidade, capacitismo e comprometimento. Essas unidades foram estabelecidas e organizadas com base nas palavras-chave mais frequentes nas respostas dos professores participantes. Dessa forma, busca-se elucidar a seguinte questão: como contribuir para o processo de inclusão dos alunos PAEE no Ensino Superior? Identificou-se que a falta de recursos para a contratação de profissionais especializados, reformas arquitetônicas e capacitação dos profissionais da instituição são os principais obstáculos à efetivação do direito dos alunos PAEE ao Ensino Superior. Conclui-se que a superação desses desafios requer mudanças estruturais e culturais na IES, com foco na garantia de recursos adequados e na promoção de práticas inclusivas que atendam às necessidades específicas dos alunos e transformem as universidades em espaços que respeitem e valorizem a diversidade.

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