Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Cassemiro, Flavia Izabel Keske"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Ensino de História nos Anos Iniciais: contribuições teórico-práticas para professores e professoras no município de Curitiba.
    (Universidade Estadual do Paraná, 2020-07-08) Cassemiro, Flavia Izabel Keske; Mello, Ricardo Marques; http://lattes.cnpq.br/5690946182130826; http://lattes.cnpq.br/2370508174245796; Mello, Ricardo Marques; http://lattes.cnpq.br/5690946182130826; Hahn, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; Urban, Ana claudia; http://lattes.cnpq.br/1355400163710343
    Fundamental. O objetivo é contribuir na formação continuada dos professores e das professoras que atuam nessa área do ensino por meio de um material que une reflexões teóricas a atividades pragmáticas para o ensino de História, para que, assim, eles e elas possam impactar positivamente a vida escolar e a aprendizagem histórica de seus alunos e alunas. A relevância deste trabalho se dá devido ao fato de que, mesmo com um avanço nos estudos sobre o ensino de História, este não acontece na mesma intensidade quando se trata do ensino de História para os Anos Iniciais, principalmente no que tange à formação continuada de professores e professoras. Nesse sentido, no primeiro capítulo dessa dissertação apresentamos uma breve discussão bibliográfica sobre o ensino de História nos Anos Iniciais. Na sequência, expusemos três conceitos fundamentais para as aulas de História: fontes históricas, tempo histórico e ciência, e os relacionamos aos documentos, federal e do município de Curitiba 􀂱 PR, que prescrevem parâmetros e diretrizes do ensino Fundamental, sendo eles: a Base Nacional Comum Curricular (2017), o Plano Curricular: versão final de Curitiba (2016), o Currículo do Ensino Fundamental (2016) de Curitiba e o Caderno Pedagógico de História (2008) também de Curitiba. A partir dessas discussões, propusemos, como produto pedagógico, um Guia Didático de Atividades, que auxiliará os professores e as professoras diretamente em suas práticas cotidianas, respaldando suas aulas de História com um arcabouço teórico e prático. Dessa forma, professores e professoras terão acesso às atividades fundamentadas nos conceitos basilares da ciência histórica. São quinze atividades deste Guia, as quais estão divididas por ano escolar e por temas que perpassam por todo o Ensino Fundamental, sendo eles: autobiografia, infância, direitos/deveres, identidade/alteridade, patrimônio, tradições culturais e memória. Mais que um Guia a ser aplicado, a articulação entre discussão conceitual e sugestões pragmáticas por nós proposta tem o objetivo primordial de aguçar o interesse pelo ensino de História nos anos iniciais e propiciar condições iniciais para que professoras e professores generalistas possam continuar pesquisando, refletindo e criando suas próprias atividades com autoconsciência, assertividade e conectadas à realidade de seus alunos e alunas.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão