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Navegando por Autor "COSTA, Raquel da"

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    ESTADO, POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E ENSINO: EM DEBATE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2015-2017)
    (Universidade Estadual do Paraná, 2018/11/09) COSTA, Raquel da; MOLINA, Adão Aparecido; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; http://lattes.cnpq.br/8357348620436795; Adão Aparecido Molina; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; Jani Alves da Silva Moreira; http://lattes.cnpq.br/8162047783765424; Ricardo Tadeu Caires Silva; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336
    Esta pesquisa se insere na linha de estudos sobre Educação, História e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Ensino - Formação Docente Interdisciplinar - da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus de Paranavaí, que tem por objetivo oferecer oportunidades de desenvolvimento científico destinado à formação de professores pesquisadores com amplo domínio de seu campo de saber. Traz como tema de discussão a Base Nacional Comum Curricular - BNCC no contexto das transformações socioeconômicas e políticas ocorridas no início do Século XXI no Brasil. O objetivo é contextualizar a produção do documento de modo a compreender seu processo de construção e implementação, identificando os agentes políticos e privados que estão implícitos nas políticas educacionais. Justifica-se tal estudo pelo fato de que, nas últimas décadas do século XX e nas primeiras décadas do século XXI, o Brasil passou a fazer parte das pesquisas educacionais em nível mundial e a seguir orientações educacionais pensadas pelas Nações Unidas, por meio da Unesco, para os países em desenvolvimento. Para a realização das leituras, da análise e interpretação das fontes estudadas, foram selecionadas e elencadas algumas categorias básicas contidas nos documentos investigados, tais como: habilidades e competências. Essas categorias darão suporte a categorias posteriores que surgem das leituras dos documentos e das fontes bibliográficas de autores que estão em consonância com as propostas do Banco Mundial e da Unesco nas propostas para a educação do século XXI, dos países em desenvolvimento. Esses autores fundamentam uma concepção de aprender a aprender e da Pedagogia das competências propondo uma educação capaz de solucionar as divergências sociais por intermédio de conteúdos disciplinares. O texto está organizado em três partes, conforme seguem: primeiro um estudo sobre Estado; Políticas e Educação no Brasil, em seguida as Reformas de Ensino no Brasil sob os postulados da Unesco e, por último uma análise sobre a BNCC referente à etapa do Ensino Fundamental. Os resultados alcançados pelo estudo apontam que os documentos oficiais da educação brasileira seguem numa perspectiva de reforma e de organização da política educacional em acordo com as propostas das políticas mundiais. A nova base nacional comum curricular é uma continuidade de ações que se desencadearam a partir da década de 1990, quando o Brasil assumiu compromissos para reorganizar a educação nacional em consonância com a nova visão de educação para o século XXI da Unesco.

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