Navegando por Autor "CORDEIRO, Aline Fernanda Cordeiro"
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Item Evasão nos cursos de licenciatura da Unespar/Campo Mourão: perspectiva dos(as) evadidos(as)(Universidade Estadual do Paraná, 2021/08/05) CORDEIRO, Aline Fernanda Cordeiro; FRANÇA, Fabiane Freire; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/6012350111733241; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; FERREIRA, Luciano; BOVO, Marcos ClairO trabalho docente historicamente se mostrou desvalorizado e atualmente sofre ataques que potencializam o seu desprestigio, levando as licenciaturas a enfrentarem a baixa procura, vagas ociosas e a evasão. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo de compreender os motivos da evasão dos cursos de licenciatura – Pedagogia, História, Geografia, Matemática e Letras – da Universidade Estadual do Paraná – Unespar, campus de Campo Mourão, assim como investigar a democratização do Ensino Superior. Partindo de uma perspectiva de interdisciplinaridade e de complexidade, apresentamos pesquisas que demonstram que o fenômeno evasão é multidimensional e multicausal. Diante disso, problematizamos: quais os motivos que levam à evasão de estudantes dos cursos de licenciatura da Unespar de Campo Mourão? Para responder esta indagação realizamos o levantamento de dados sobre os(as) evadidos(as) por meio da plataforma Business Intelligence, sistema de gestão acadêmica da Unespar, e em seguida aplicação de questionário via plataforma Survey Monkey para estudantes evadidos(as) durante o período de 2011 a 2019. A investigação possui caráter qualiquantitativo e foi sistematizada mediante análises da plataforma em correlação com os dados do questionário. Os resultados apontam que os motivos do fenômeno evasão junto aos cursos de licenciatura da Unespar de Campo Mourão-PR não se dão por meio de uma via única, pelo contrário, os(as) participantes envolvidos(as) na pesquisa apresentam motivos diversos, a saber: dificuldades com as disciplinas, dificuldades em conciliar trabalho e os estudos, não identificação com o curso, dentre outros. Para além da percepção de um panorama local, acreditamos que as apreensões apresentadas nesta pesquisa podem contribuir para pensar em estratégias de combate ou redução destes problemas nas universidades.