Navegando por Autor "CIGOGNINI , Kelvin"
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Item JELLOFANTO E O PROCESSO POÉTICO DE UM VÍDEO PARA O YOUTUBE(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/29) CIGOGNINI , Kelvin; LESNOVSKI, Ana Flávia Merino; http://lattes.cnpq.br/3092417894877397; http://lattes.cnpq.br/0818009305559474; LESNOVSKI, Ana Flávia Merino; http://lattes.cnpq.br/3092417894877397; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; LEITE, Rafaela Bernardazzi Torrens; http://lattes.cnpq.br/1288784072022919Esta dissertação, realizada no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo da Unespar-FAP, trata do processo poético de um vídeo realizado de maneira totalmente solitária para a plataforma YouTube. Este vídeo apresenta as origens do personagem protagonista Jellofanto. Para relatar este processo de realização audiovisual, as definições de Cecília Almeida Salles (2011) que caracterizam o gesto criativo são abordadas. Também me aproprio das noções de rastros e documentos de processo, abordadas pela autora, para compreender e descrever o desvelar da realização. Com o auxílio de Salles, compreendo que o processo criativo do vídeo em si, inicia de forma involuntária a alguns anos atrás, sendo assim, resgato os documentos que evidenciam estas intenções criativas. Apoiado por essa essa documentação, passo a construir a compreensão das primeiras intenções de criação artística que caracterizam o gesto criativo que dá origem ao vídeo e organizo essas intenções usando como base as dimensões tácitas de Kathleen Coessens (2014). Em posse delas, faço uma identificação das dimensões tácitas em meu processo inicial de intenções de criação e o chamo de “pré pré-produção” involuntária. Também utilizo as dimensões tácitas na segunda parte desta pesquisa, para identificar como o processo se organizou quando foi definida a intenção do vídeo, o que iniciou mais objetivamente durante o período em que cursei a especialização em Cinema na Unochapecó e se estendeu para o primeiro ano do mestrado, enquanto cursava as disciplinas do PPG-CINEAV e iniciava os primeiros experimentos do vídeo. A terceira parte deste texto é um mergulho na realização do vídeo com a união de referências antigas e novas e o resultado de experimentos. Faço este resgate através de “vídeodiários”, documentos audiovisuais que criei no decorrer do processo, realizados após as diárias de captação tanto de vídeo como áudio. Este resgate é transcrito em uma narração das etapas do processo através da observação do conteúdo presente nos “vídeodiários”. Meu objetivo como autor deste texto e artista responsável pela poética realizada, é que meu relato de processo possa inspirar e auxiliar outros artistas do vídeo em projetos solitários que possam servir como um incentivo ao ingresso na feitura de vídeo para a internet, ou processos de criação de vídeo em solitário para as mais variadas plataformas. Persigo aqui, mais uma das formas possíveis de artistas compartilharem seus mundos imaginários através do audiovisual.