Navegando por Autor "CHUEKE, Isaac Felix"
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Item A afinação dos instrumentos na família dos metais: uma discussão sobre as estratégias de desenvolvimento na performance(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-15) SILVA, Enrique Batista Felix da; CHUEKE, Isaac Felix; http://lattes.cnpq.br/6444573898172293; http://lattes.cnpq.br/0944518809969626; CHUEKE, Isaac Felix; http://lattes.cnpq.br/6444573898172293; SCHEFFER, Jorge Augusto; http://lattes.cnpq.br/5231029299445715; RIBEIRO, Felipe de Almeida; http://lattes.cnpq.br/6663867531677263A presente pesquisa teve por finalidade identificar quanto às estratégias mais valiosas no auxílio ao desenvolvimento da afinação para músicos instrumentistas da família dos metais. Uma performance afinada nestes instrumentos requer dos intérpretes o aprimoramento de várias habilidades, particularmente aquelas relativas à percepção musical e ao domínio técnico de execução. A aquisição destas ferramentas beneficia grandemente o executante destes instrumentos que, não raro, necessita realizar diversos ajustes de frequência de acordo com o contexto musical. Na falta destas, surgirão inevitavelmente diversos obstáculos, uma performance adequada se vendo prejudicada. Em particular, buscou-se analisar e refletir sobre pesquisas encontradas na literatura que abrangessem diferentes metodologias de estudo e de ensino relativas ao desenvolvimento da afinação, principalmente quando aplicadas à prática individual e à prática coletiva dos instrumentos da família dos metais. Na sequência, procurouse discutir quais os fatores passíveis de interferir no aprimoramento desta habilidade, sejam eles de ordem cognitiva ou de ordem técnica. Os estudos analisados foram selecionados de acordo com a sua relevância e sua relação com o nosso objeto de estudo, considerando os procedimentos, resultados e recomendações de cada pesquisa. Após uma discussão e análise sobre as pesquisas selecionadas verificou-se o quanto o desenvolvimento da afinação nos instrumentos da família dos metais acaba por converter-se num processo constituído de várias etapas demandando a aquisição de habilidades bem determinadas e com cada estratégia contribuindo para um estágio específico deste aprimoramento.Item Aspectos interpretativos de duas obras francesas escritas para trompete e orquestra no Século XX(Universidade Estadual do Paraná, 2023-09-06) MARQUES, Emerson Johon; CHUEKE, Isaac Felix; http://lattes.cnpq.br/6444573898172293; http://lattes.cnpq.br/7520156042467535; CHUEKE, Isaac Felix; http://lattes.cnpq.br/6444573898172293; SANTOS, Fernando Diego Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/3729761646542451; ASSIS, Carlos Alberto; http://lattes.cnpq.br/3333366022661114Na busca de mais ferramentas que possam nortear os caminhos da performance no sentido da preparação e produção da mesma em sua complexidade, muitos pesquisadores se dedicam a observar e relatar as experiências de performers na intenção de registrar os momentos que contemplam a produção de uma realização artística. Neste sentido, este trabalho pretende investigar dentre os vários aspectos da performance aquele que tange ao processo de análise e preparação e produção de um repertório de alto nível técnico escrito para trompete e orquestra. O repertório em questão trata do Concerto para Trompete e Orquestra de Henri Tomasi e do Concertino para Trompete, Piano e Orquestra de Cordas de André Jolivet. Baseados na análise de Stier (1992) entendemos o quão ampla é a pesquisa e os múltiplos fatores que a compõem, tratando de aspectos subjetivos da arte musical, dentre outros que fazem referência à contextualização da obra. Neste caso, a escola francesa de trompetes, onde nasceram ambas as obras deste estudo, se inserem em um contexto fundamental em nossa análise. A escola francesa de trompetes é sem sombra de dúvida uma das mais tradicionais do mundo, tendo formado através de quase dois séculos uma seleção impressionante de exímios trompetistas mais precisamente no Conservatório de Paris, onde desde 1833 se desenvolve o ensino de trompete e onde nasceram inúmeras peças, concertinos e concertos dedicados ao trompete inclusive os que são objeto de análise neste trabalho. Tanto pela expressividade das duas obras acima mencionadas quanto pela qualidade dos compositores dá-se a escolha do nosso material de pesquisa.Item Audições orquestrais para oboé no Brasil: análise dos processos seletivos e estratégias de separação(Universidade Estadual do Paraná, 2023-09-09) VICENSSUTO, Marcos Vinicius Forato; CHUEKE, Isaac Felix; http://lattes.cnpq.br/6444573898172293; http://lattes.cnpq.br/4510195012602240; CHUEKE, Isaac Felix; http://lattes.cnpq.br/6444573898172293; MINCZUK, Arcadio; http://lattes.cnpq.br/2057068298087471; FERRONATO, Rafael Stefanichen; http://lattes.cnpq.br/6113379011588452Com o objetivo de obter uma aprovação em audições de orquestras profissionais, muitos músicos buscam se preparar para processos de seleção altamente competitivos, nos quais muitos candidatos de altíssimo nível técnico e musical competem por um número limitado de vagas. Nesse sentido, o instrumentista se depara com diversas questões referentes à preparação técnica e musical, nas quais é necessário desenvolver estratégias de estudo para o repertório exigido nas audições. O presente estudo tem como objetivo fornecer uma visão abrangente do panorama histórico das audições realizadas por orquestras brasileiras, elucidar estratégias de preparação de natureza mais ampla, além de realizar um levantamento e análise de cinco excertos exigidos em audições orquestrais no Brasil, os quais envolvem as partes de primeiro oboé, segundo oboé e corne inglês. Os excertos selecionados pertencem às seguintes obras: “Le Tombeau de Couperin” de Maurice Ravel, “Concerto para Violino e Orquestra” e “Variações sobre um tema de Haydn” de Johannes Brahms, “Sinfonia nº 9 - Novo Mundo” de Antonin Dvorák e a “Abertura de Guilherme Tell” de Gioacchino Rossini. Adicionalmente, propõe-se a exposição de exercícios técnicos com o intuito de abordar as adversidades inerentes à execução e solução dos desafios encontrados na interpretação dos excertos orquestrais apresentados. Essa abordagem é embasada na realização de análises de seminários, masterclasses e materiais pedagógicos, permitindo o levantamento e investigação de metodologias empregadas por meio da aplicação de estudos específicos, métodos e rotinas de estudo, bem como o emprego de ferramentas de apoio e suporte durante a preparação de processos seletivos orquestrais.Item Fontes de inspiração para uma proposta composicional e interpretativa em torno do Wadaiko e da Sagração da Primavera(Universidade Estadual do Paraná, 2022-11-24) MURAKAMI, Juliana Saemi; CHUEKE, Isaac Felix; http://lattes.cnpq.br/6444573898172293; http://lattes.cnpq.br/0256090625327337; CHUEKE, Isaac Felix; http://lattes.cnpq.br/6444573898172293; IRLANDINI, Luigi Antonio Monteiro Lobato; http://lattes.cnpq.br/4452078282569918; BORGES, Álvaro Henrique; http://lattes.cnpq.br/2617199641845007Esta pesquisa, de caráter exploratório e experimental, investiga a possibilidade de combinação sonora entre instrumentos ocidentais tradicionais da orquestra europeia e um conjunto de taikos e outros instrumentos que o acompanham. Partindo do pressuposto que tal mistura gera um bom resultado, elaborei duas peças musicais como demonstração desta pesquisa em Processos Criativos e Performance. Utilizei como principal fonte de inspiração a renomada peça modernista de Stravinsky, Le Sacre du Printemps (Sagração da Primavera) para elaborar, num primeiro momento, um arranjo para os taikos – nomeado como Le Sacre du Taiko — acompanharem a orquestra nesta peça; e num segundo momento, uma peça exclusiva para os tambores — Taiko Kagura — ainda com alguns elementos musicais que remetem à Sagração da Primavera. Devido à semelhança de estruturação musical, a existência de uma narrativa temática e a aproximação de fraseados rítmicos encontrados na arte taiko, e este, por permitir certa liberdade na performance – sem que se suprima a essência timbrística e filosófica do sagrado Instrumento – acredito ser possível tal experimento combinatório. Para melhor apresentar os tambores Wadaiko, em um primeiro momento apresentamos uma descrição de aspectos mais importantes inerentes à sua prática. As etapas de criação são apresentadas ao longo desta dissertação, como também as considerações necessárias a respeito dos taikos quanto à sua execução, quanto para coreografia e interpretação temática. A metodologia aplicada foi a análise das seções musicais selecionadas da Sagração da Primavera; análise coreográfica e expressiva da obra; uma transposição de motivos rítmicos e coreográficos para os taikos; experimentação e gravação de um vídeo dos taikos sob um áudio pré—gravado da obra original; a composição de uma nova peça para os taikos; e a fundamentação com base em referenciais teóricos pertinentes.Item O Klezmer no Brasil: aspectos interpretativos de uma música sem fronteiras(Universidade Estadual do Paraná, 2022-11-25) MÜLLER, Hudson Diógenes; CHUEKE, Isaac Felix; http://lattes.cnpq.br/6444573898172293; http://lattes.cnpq.br/0907099320454420; CHUEKE, Isaac Felix; http://lattes.cnpq.br/6444573898172293; GANC, David; http://lattes.cnpq.br/7802314764522845; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780A presente dissertação tem como principal premissa investigar o Klezmer no que se refere à presença e prática desse gênero no Brasil. Uma das ramificações da música judaica, atrelada à sua cultura como um todo, o Klezmer se tornou sinônimo de uma sonoridade própria dos judeus (CUNHA, 2018), principalmente após a popularização da canção “Hava Nagila”. Performada em todas as festas judaicas, sobretudo o casamento, a música klezmer oriunda do Leste Europeu ganhou o mundo em virtude do processo de imigração do povo judeu, e é possível identificá-la em várias regiões do mundo. Diante do exposto, esta dissertação busca conhecer, por meio de uma pesquisa documental/bibliográfica (GIL, 2008, p. 50-51), as origens desse gênero musical, assim como sua inserção no Brasil, além de abordar aspectos pertinentes à interpretação e à performance dessa manifestação cultural tão particular.