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Navegando por Autor "CHIES, Cláudia"

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    Segregação socioespacial em Cascavel (PR): o caso do Bairro Melissa e do Conjunto Abelha
    (Universidade Estadual do Paraná, 2022-06-20) LIMA, André Vinicius Beck; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/4585843181874961; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; MENDONÇA, Eneida Maria de Souza; CHIES, Cláudia
    A segregação socioespacial nos espaços das cidades refere-se à periferização ou marginalização de determinadas pessoas ou grupos sociais por fatores econômicos, culturais, históricos e até mesmo raciais. Diante disso, a maioria das cidades apresenta espaços segregados, estando quase sempre relacionados com o processo de divisão e luta de classes, em que a população mais pobre tende a residir em áreas mais afastadas e menos acessíveis ao centro. Tais espaços apresentam baixa disponibilidade de serviços públicos voltados à saúde, lazer e educação. Assim, são caracterizados pelo déficit de infraestrutura urbana, falta de pavimentação, saneamento básico, carência de transporte público coletivo, como também pelo alto índice de violência urbana, desigualdade social, exclusão social e problemas relacionados à habitação. Essa segregação ocorre por falta de planejamento urbano adequado e também por ausência parcial de políticas públicas. Diante disso, a pesquisa tem por objetivo analisar o processo de (re)produção da segregação socioespacial no bairro Melissa e Conjunto Abelha em Cascavel (PR), destacando as principais contradições. Como aporte metodológico, foram utilizadas pesquisa bibliográfica, pesquisa documental junto aos órgãos públicos da Prefeitura Municipal de Cascavel e, por fim, a pesquisa de campo seguida pela aplicação de questionários, tabulação e análises dos dados. A pesquisa segue a abordagem interdisciplinar entre as áreas de Geografia, Direito, Sociologia, História, Arquitetura e Urbanismo. Os resultados da pesquisa indicam que a segregação socioespacial tem íntima ligação com infraestrutura, condições de saúde e educação, opções de lazer, estrutura das moradias e saneamento básico.

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