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Navegando por Autor "CATHCART, Ana Cristina Zanna"

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    POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM DISCUSSÃO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
    (Universidade Estadual do Paraná, 2021/12/22) CATHCART, Ana Cristina Zanna; MOLINA, Adão Aparecido; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; http://lattes.cnpq.br/8234284440180473; MOLINA, Adão Aparecido ; http://lattes.cnpq.br/8234284440180473; MENEZES, Maria Christine Berdusco ; http://lattes.cnpq.br/6121001403189549; NOVAK, Maria Simone Jacomini ; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036
    Esta pesquisa se insere na linha de estudos sobre Educação, História e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Ensino - Formação Docente Interdisciplinar - da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí. Os estudos estão relacionados com as Políticas Públicas para a Educação, tendo como objeto a ser analisado a concepção de currículo contida nos documentos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para a educação global no século XXI e a forma como esta aparece na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A investigação se propõe a responder algumas questões, tais como: Qual a concepção de Currículo para a educação no século XXI contida nos documentos da UNESCO? Quais os postulados políticos e ideológicos da Unesco que estão presentes na BNCC para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental? O trabalho foi realizado por meio de estudos bibliográficos e documentais, tendo como fonte a BNCC para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, além de documentos do Banco Mundial e da UNESCO, que orientam a educação a partir do final do século XX. É uma pesquisa básica de caráter qualitativo que entende a educação como um processo histórico vinculado às relações de produção e de reprodução da vida humana. Por essa razão, não a desvincula das questões históricas e das relações socioeconômicas e políticas. As fontes primárias são documentais e o método de organização e análise da pesquisa é dialético, tendo por base a concepção materialista da história e as categorias fundantes de totalidade e contradição. Nessa perspectiva, o método se vincula a uma concepção de realidade, de mundo e de vida no seu conjunto. A seção um enfatiza a função social da escola, responsável por possibilitar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado. Na sequência discute a concepção de Estado em um viés liberal e outro marxista os quais possuem visões distintas sobre as políticas educacionais e os encaminhamentos políticos e econômicos dos organismos internacionais na educação brasileira, assim como o processo de implantação da BNCC e de seus pressupostos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na seção dois, a ênfase está nos documentos da UNESCO referentes às “competências e saberes necessários à educação no século XXI” e as concepções de currículo existentes no Brasil, o que reforçou a necessidade de uma Base Nacional para a educação. Na seção três traçamos as interfaces entre a UNESCO e a Base Nacional Comum Curricular e discutimos os desafios para a construção de um currículo efetivamente crítico para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados apontaram que o currículo na educação atual tem como prioridade formar desde cedo trabalhadores pacíficos que aceitem a ordem social vigente, em especial nos países mais pobres da América Latina, a fim de que estes consigam reduzir os índices de pobreza e “sobreviver” no mercado global.

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