Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CARVALHO, Rodrigo da Silva"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    UMA PROPOSTA STEAM NO CONTEXTO DA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL
    (Universidade Estadual do Paraná, 2020/05/29) CARVALHO, Rodrigo da Silva; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/4563874150854606; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; Marcia Regina Royer; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; Hercília Pereira Carvalho; http://lattes.cnpq.br/6902808363799194
    O processo de ensino-aprendizagem em Ciências se constitui o maior desafio entre todas áreas do saber. Além das dificuldades inerentes aos processos de ensino e de aprendizagem, a Ciência, especificamente, está inserida no contexto do desenvolvimento tecnológico e, portanto, econômico, o que torna seus saberes intricados numa rede mais complexa entre políticas fragmentárias e nem sempre explicitas. Assim, discutir o processo de ensino-aprendizagem em Ciências tem se tornado cada vez mais necessário. É nesse contexto que este trabalho se insere. Apresentamos uma discussão sobre temas considerados relevantes ao processo de ensino-aprendizagem de Ciências e, como resultado, apresentamos uma proposta didático-metodológica. Essa proposta tem o desafio de buscar o equilíbrio entre os papéis do aluno e do professor como agente transmissor do conhecimento no contexto da Educação STEAM (acrônimo formado pelas iniciais dos nomes, em inglês, das disciplinas Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A Educação STEAM foi divulgada inicialmente pelos Estados Unidos na década de 90 como a solução do processo educacional para o século XXI, em que a criatividade e autonomia do aluno são parâmetros importantes. A proposta didático-metodológica aqui desenvolvida está pautada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (TAS) e apresentada na forma de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com 05 momentos didáticos, os quais incluem a construção de um carrinho de luz.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão