Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CAMPOS, Tatiane Graciele Caetano"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    PERCEVAL OU O CONTO DO GRAAL: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DO CAVALEIRO GAULÊS DO SÉCULO XII
    (Universidade Estadual do Paraná, 2021/05/10) CAMPOS, Tatiane Graciele Caetano; PERIN, Conceição Solange Bution; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; http://lattes.cnpq.br/3995799613408289; Conceição Solange Bution Perin; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; Terezinha Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7525108577501517; Ricardo Tadeu Caires Silva; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336
    Este estudo analisa a obra literária Perceval ou O Conto do Graal, de Chrétien de Troyes (1135-1183), com o objetivo de investigar a formação do cavaleiro medieval na França do século XII, desde criança até se tornar uma figura heroica, consagrada como modelo ideal de comportamento a ser seguido. Em meio às transformações econômicas e sociais do período, Troyes versou sobre a importância das virtudes para a formação humana, ética e moral, considerando que a verdadeira missão do cavaleiro era servir a Cristo e a Igreja, tornando-se digno de encontrar o Santo Graal e ser consagrado como exemplo ideal de comportamento. Os pressupostos teórico metodológicos para o desenvolvimento desta pesquisa foram fundamentados na perspectiva da História Social e no conceito de Longa Duração respaldados em autores como Marc Bloch (1886-1944) e Braudel (1902-1985), entre outros estudiosos da Idade Média, pois acreditamos que entender algumas questões educacionais e sociais do passado nos possibilita compreender a relevância do conhecimento na formação do homem em diferentes períodos. O resultados revelam a necessidade de educar o homem por meio das virtudes e dos valores morais e éticos desde sua infância, evitando seu contato com os vícios e os pecados mundanos; a educação para as virtudes não é um caminho fácil, já que o homem possui uma inclinação natural para os vícios, esta precisa ser ensinada e praticada diariamente. Ao analisar o processo formativo do personagem Perceval, percebemos que sua educação iniciou-se desde criança por meio dos conselhos maternos que visaram imbuir em seu espírito os valores cristãos e das brincadeiras e jogos que permitiram o desenvolvimento de habilidades e aptidões pertinentes ao ofício da cavalaria, para posteriomente ser ensinado mediante os exemplos dos mestres e da prática para se tornar um exímio cavaleiro. Concluímos que os valores e as virtudes presentes na formação do cavaleiro da França do século XII constituem-se como elementos essenciais da formação humana, e almejados pela sociedade em diferentes períodos históricos.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão