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Navegando por Autor "CAMARGO, Marcos H."

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    AUDIOVISUALIDADES E CORPOS DIALÓGICOS: PRODUÇÃO DE CINEMA NO ESPAÇO ESCOLAR
    (Universidade Estadual do Paraná, 2021-04-16) SANTOS JUNIOR, Odair Rodrigues dos; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; http://lattes.cnpq.br/9906121888840774; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; DA SILVA, ACIR DIAS; http://lattes.cnpq.br/6902191554348937
    O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma metodologia voltada às(aos) professoras(es) e estudantes de cinema, para produção de audiovisual a partir do acesso ao discurso cinematográfico e da experiência estética no set de filmagem, considerando os espaços e tempos pedagógicos, a diversidade de corpos e suas manifestações de saberes adquiridos no contexto da escola pública. Para realizar esta investigação, será proposta a análise de material documental constituído por registros de processos de criação cinematográfica, documentos pedagógicos e produtos audiovisuais de estudantes dos ensinos fundamental e médio, resultantes de meu trabalho com cinema e educação, no período de 2015 a 2019, sob uma perspectiva da arte como catalisadora de conhecimentos e da relação entre corpos dialógicos. No presente trabalho, pretendo, ainda, apresentar a Lei 13006/14 que institui a exibição mínima de duas horas mensais de filme nacional na escola, como reflexão e incentivo à produção de audiovisual no ambiente do ensino básico. Para além da exibição de filmes, a partir da percepção do corpo como sujeito cognoscente, objetivo problematizar uma pedagogia que envolva a educação do olhar, do ouvir, da espacialidade e a organização do tempo cinematográfico; também o estudo das reações dos estudantes e docentes em diferentes funções do fazer fílmico como mobilizadores da criação artística e científica.
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    CINEMA DOCUMENTÁRIO PARANAENSE: A TRANSPOSIÇÃO DA LITERATURA AO CINEMA DE EM BUSCA DE CURITIBA PERDIDA, O LEGADO DO PIRATA ZULMIRO E RAINHA DE PAPEL
    (Universidade Estadual do Paraná, 2022/04/29) SILVEIRA, Estevan Alexandre; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; http://lattes.cnpq.br/5933082368738416; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; DA SILVA, ACIR DIAS; http://lattes.cnpq.br/6902191554348937; ARAUJO, DENIZE CORREA; http://lattes.cnpq.br/2170696630653079; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367
    Desde que foi inventado, o cinema conquistou mentes e corações por meio de seu potencial de produzir histórias e narrativas, sendo que grande parte da produção cinematográfica foi realizada a partir de inspiração em obras literárias. As adaptações e as transposições cinematográficas são maneiras diferentes de contar uma história, tornando-se opções importantes para a criatividade artística. Nesta pesquisa, no contexto Literatura e Cinema, abordar-se-á a práxis da transposição fílmica das obras: Em busca de Curitiba perdida, transposição do conto de Dalton Trevisan; O legado do pirata Zulmiro, com base em duas obras de autoria de Marcos Juliano Ofenbock; e Rainha de papel, inspirado na vida e em poemas de Efigênia Rolim.Para tanto, refletese, também, sobre Cinema e Educação, de modo a desvelar as relações entre o texto verbal e o texto cinematográfico, com vistas a contribuir com as possibilidades de mediação fílmica no contexto escolar. Nesse diapasão, nesta pesquisa, como referencial teórico, são relevantes estudos de Alain Bergala, Jesús Martín-Barbero, Marília Franco, dentre outros. Por fim, como apêndice, apresenta-se uma síntese sobre a produção do documentário paranaense realizado entre os anos de 2000 e 2020.
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    ESTUDO SOBRE UM PROCESSO EXPERIMENTAL: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O CINEMA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2022/04/27) CAMPOS, Márcia Regina Galvan; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; http://lattes.cnpq.br/2252479963451931; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; DA SILVA, ACIR DIAS; http://lattes.cnpq.br/6902191554348937; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780
    A presente pesquisa propõe a criação, a implementação e o estudo de processo experimental, a partir de uma formação continuada, para educadores, objetivando o trabalho pedagógico com o cinema. A formação será de modo online e serão abertas inscrições para professores de qualquer disciplina, atuante em sala de aula, e com interesse em trabalhar com cinema e audiovisual em suas salas de aulas. O estudo se dará com base na produção, pelos professores, de pequenos filmes, após a aproximação, o envolvimento e a sensibilização das etapas de uma produção cinematográfica. Inspiro-me na proposta lançada na obra “Hipótese-cinema”, de Alain Bergala, que trata do cinema como experiência de criação. No que se refere à mensuração dos dados, será realizado um mapeamento dos conhecimentos iniciais sobre criações e produções audiovisuais dos inscritos, a partir de uma atividade inicial de produção, bem como, ao final do processo, nova produção, comparando-as, analisando as descobertas e os ganhos obtidos, tendo como critérios de análise o Minuto Lumière, de Bergala, para a Primeira Experiência, e a exploração dos conhecimentos adquiridos ao final do curso de formação, como os elementos da linguagem cinematográfica, e as etapas de uma produção audiovisual, para a Segunda Experiência.
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    PROJETO V E A ANÁLISE DOS FEMINISMOS ESTÉTICOS NAS ARTES VISUAIS CONTEMPORÂNEAS
    (Universidade Estadual do Paraná, 2021-04-12) LINHARES, Isabele; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; http://lattes.cnpq.br/9382695129491248; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; SILVEIRA, LUCIANA MARTHA; http://lattes.cnpq.br/9969574876271040; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367
    Esta dissertação é uma continuidade ao Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Escultura da EMBAP, defendido e aprovado em 2015, intitulado “Projeto V” onde se ampliou a análise para elementos estéticos do Feminino na tessitura histórica de representações artísticas do corpo feminino e da contemporaneidade. Desta maneira, aprofundou-se a compreensão dos elementos que abordam a temática da poética artística da autora. O estudo conduz a um questionamento conceitual acerca dos feminismos estéticos também presentes na arte contemporânea a partir da década de 1960 até a atualidade. Considerando-se as diversas influências sociais, culturais, políticas, étnicas e históricas, estabeleceu-se um fio condutor que ao levar a discussão acerca da expressão artística e suas relações com o problema de sexo, gênero e subjetividades femininas nos dias atuais, termina por apontar possíveis caminhos para a análise, compreensão e recepção de obras artísticas que versam sobre a narrativa do Feminino. Esta análise pretende dar destaque às representações do corpo feminino em sua nudez, especialmente às áreas conectadas à sexualidade, como a genitália. Tratando das poéticas artísticas do passado e do presente a partir das pistas que o valor simbólico do feminino pode prover, a presente dissertação procura abrir o debate sobre uma persistente e relevante estética feminista na história e na arte em direção às futuras expressões do pensamento artístico sobre as questões de gênero e subjetividades femininas.
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    SERGIO MOURA, VIDA E ARTE VOAM JUNTOS
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-07-29) BRESSAN, Regiane; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; http://lattes.cnpq.br/5946578934854719; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; CAMARGO, HERTZ WENDEL DE; http://lattes.cnpq.br/2778413245735367; STECZ, Solange Straube; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367
    This dissertation aims to provide access to the creative process of the artist Sergio Moura by revisiting places, stored works, his projects Praça da Arte, Artshow, Sensibilizar, and the urgency of cultivating creative sensitivity to the complex and unpredictable Brazilian reality between 1977 and 1987. Its problem, considering the little material published and available on the artist's career during this period: how can we keep alive the perception of what Sergio Moura tried to awaken in people by taking art to the streets, by provoking the actions of artists and passers-by during the military dictatorship? In the quest to elucidate this question, a new exhibition perspective will be presented based on a reflection on documentary cinema in the process of developing a film that sets out to take a unique look at the life and art of this artist. The theoretical basis lies in the dialog with the authors Gilles Deleuze, Jacques Rancière, Michel de Certeau, Jacques Aumont, Bill Nichols and Sidney Lumet. The materials collected in this research were defined on the basis of the life story methodology in order to expand on the path taken by the artist with freedom in projecting the thoughts of life into the collective.
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    VINI: UMA AVENTURA ESPACIAL O jogo como ferramenta de mediação no processo de alfabetização
    (Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/31) Rocha Neto, Pedro de Lacerda; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; http://lattes.cnpq.br/5419461712648956; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; MUNHOZ, DANIELLA ROSITO MICHELENA; http://lattes.cnpq.br/3545346396599339
    A necessidade de preparar os alunos para um futuro digital, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico e cognitivo, exige a plena inserção da tecnologia no processo de aprendizagem. O presente estudo concentra-se na investigação da aplicação de jogos digitais como uma ferramenta complementar no campo da pedagogia. O objetivo central deste trabalho consiste no desenvolvimento de um jogo pedagógico denominado "VINI: UMA AVENTURA ESPACIAL". Este jogo pedagógico tem como finalidade, servir como uma ferramenta de apoio no contexto da alfabetização infantil, com o propósito de aumentar o envolvimento dos alunos e criar um ambiente de aprendizagem mais interativo e envolvente. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e faz uso do método de pesquisa participante como procedimento metodológico. A coleta de dados foi conduzida mediante a implementação do jogo em ambiente escolar, com observações registradas em um diário de campo. O jogo foi aplicado a alunos da Educação Básica, visando a análise das percepções desses estudantes em relação ao jogo. Os resultados obtidos refletiram positivamente sobre a eficácia do uso de jogos como mediadores no processo educacional, destacando os benefícios significativos proporcionados por essa abordagem.

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