Navegando por Autor "CAMARGO, Marcos H."
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Item AUDIOVISUALIDADES E CORPOS DIALÓGICOS: PRODUÇÃO DE CINEMA NO ESPAÇO ESCOLAR(Universidade Estadual do Paraná, 2021-04-16) SANTOS JUNIOR, Odair Rodrigues dos; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; http://lattes.cnpq.br/9906121888840774; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; DA SILVA, ACIR DIAS; http://lattes.cnpq.br/6902191554348937O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma metodologia voltada às(aos) professoras(es) e estudantes de cinema, para produção de audiovisual a partir do acesso ao discurso cinematográfico e da experiência estética no set de filmagem, considerando os espaços e tempos pedagógicos, a diversidade de corpos e suas manifestações de saberes adquiridos no contexto da escola pública. Para realizar esta investigação, será proposta a análise de material documental constituído por registros de processos de criação cinematográfica, documentos pedagógicos e produtos audiovisuais de estudantes dos ensinos fundamental e médio, resultantes de meu trabalho com cinema e educação, no período de 2015 a 2019, sob uma perspectiva da arte como catalisadora de conhecimentos e da relação entre corpos dialógicos. No presente trabalho, pretendo, ainda, apresentar a Lei 13006/14 que institui a exibição mínima de duas horas mensais de filme nacional na escola, como reflexão e incentivo à produção de audiovisual no ambiente do ensino básico. Para além da exibição de filmes, a partir da percepção do corpo como sujeito cognoscente, objetivo problematizar uma pedagogia que envolva a educação do olhar, do ouvir, da espacialidade e a organização do tempo cinematográfico; também o estudo das reações dos estudantes e docentes em diferentes funções do fazer fílmico como mobilizadores da criação artística e científica.Item CINEMA DOCUMENTÁRIO PARANAENSE: A TRANSPOSIÇÃO DA LITERATURA AO CINEMA DE EM BUSCA DE CURITIBA PERDIDA, O LEGADO DO PIRATA ZULMIRO E RAINHA DE PAPEL(Universidade Estadual do Paraná, 2022/04/29) SILVEIRA, Estevan Alexandre; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; http://lattes.cnpq.br/5933082368738416; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; DA SILVA, ACIR DIAS; http://lattes.cnpq.br/6902191554348937; ARAUJO, DENIZE CORREA; http://lattes.cnpq.br/2170696630653079; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367Desde que foi inventado, o cinema conquistou mentes e corações por meio de seu potencial de produzir histórias e narrativas, sendo que grande parte da produção cinematográfica foi realizada a partir de inspiração em obras literárias. As adaptações e as transposições cinematográficas são maneiras diferentes de contar uma história, tornando-se opções importantes para a criatividade artística. Nesta pesquisa, no contexto Literatura e Cinema, abordar-se-á a práxis da transposição fílmica das obras: Em busca de Curitiba perdida, transposição do conto de Dalton Trevisan; O legado do pirata Zulmiro, com base em duas obras de autoria de Marcos Juliano Ofenbock; e Rainha de papel, inspirado na vida e em poemas de Efigênia Rolim.Para tanto, refletese, também, sobre Cinema e Educação, de modo a desvelar as relações entre o texto verbal e o texto cinematográfico, com vistas a contribuir com as possibilidades de mediação fílmica no contexto escolar. Nesse diapasão, nesta pesquisa, como referencial teórico, são relevantes estudos de Alain Bergala, Jesús Martín-Barbero, Marília Franco, dentre outros. Por fim, como apêndice, apresenta-se uma síntese sobre a produção do documentário paranaense realizado entre os anos de 2000 e 2020.Item ESTUDO SOBRE UM PROCESSO EXPERIMENTAL: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O CINEMA(Universidade Estadual do Paraná, 2022/04/27) CAMPOS, Márcia Regina Galvan; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; http://lattes.cnpq.br/2252479963451931; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; DA SILVA, ACIR DIAS; http://lattes.cnpq.br/6902191554348937; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780A presente pesquisa propõe a criação, a implementação e o estudo de processo experimental, a partir de uma formação continuada, para educadores, objetivando o trabalho pedagógico com o cinema. A formação será de modo online e serão abertas inscrições para professores de qualquer disciplina, atuante em sala de aula, e com interesse em trabalhar com cinema e audiovisual em suas salas de aulas. O estudo se dará com base na produção, pelos professores, de pequenos filmes, após a aproximação, o envolvimento e a sensibilização das etapas de uma produção cinematográfica. Inspiro-me na proposta lançada na obra “Hipótese-cinema”, de Alain Bergala, que trata do cinema como experiência de criação. No que se refere à mensuração dos dados, será realizado um mapeamento dos conhecimentos iniciais sobre criações e produções audiovisuais dos inscritos, a partir de uma atividade inicial de produção, bem como, ao final do processo, nova produção, comparando-as, analisando as descobertas e os ganhos obtidos, tendo como critérios de análise o Minuto Lumière, de Bergala, para a Primeira Experiência, e a exploração dos conhecimentos adquiridos ao final do curso de formação, como os elementos da linguagem cinematográfica, e as etapas de uma produção audiovisual, para a Segunda Experiência.Item PROJETO V E A ANÁLISE DOS FEMINISMOS ESTÉTICOS NAS ARTES VISUAIS CONTEMPORÂNEAS(Universidade Estadual do Paraná, 2021-04-12) LINHARES, Isabele; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; http://lattes.cnpq.br/9382695129491248; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; SILVEIRA, LUCIANA MARTHA; http://lattes.cnpq.br/9969574876271040; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367Esta dissertação é uma continuidade ao Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Escultura da EMBAP, defendido e aprovado em 2015, intitulado “Projeto V” onde se ampliou a análise para elementos estéticos do Feminino na tessitura histórica de representações artísticas do corpo feminino e da contemporaneidade. Desta maneira, aprofundou-se a compreensão dos elementos que abordam a temática da poética artística da autora. O estudo conduz a um questionamento conceitual acerca dos feminismos estéticos também presentes na arte contemporânea a partir da década de 1960 até a atualidade. Considerando-se as diversas influências sociais, culturais, políticas, étnicas e históricas, estabeleceu-se um fio condutor que ao levar a discussão acerca da expressão artística e suas relações com o problema de sexo, gênero e subjetividades femininas nos dias atuais, termina por apontar possíveis caminhos para a análise, compreensão e recepção de obras artísticas que versam sobre a narrativa do Feminino. Esta análise pretende dar destaque às representações do corpo feminino em sua nudez, especialmente às áreas conectadas à sexualidade, como a genitália. Tratando das poéticas artísticas do passado e do presente a partir das pistas que o valor simbólico do feminino pode prover, a presente dissertação procura abrir o debate sobre uma persistente e relevante estética feminista na história e na arte em direção às futuras expressões do pensamento artístico sobre as questões de gênero e subjetividades femininas.Item VINI: UMA AVENTURA ESPACIAL O jogo como ferramenta de mediação no processo de alfabetização(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/31) Rocha Neto, Pedro de Lacerda; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; http://lattes.cnpq.br/5419461712648956; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; MUNHOZ, DANIELLA ROSITO MICHELENA; http://lattes.cnpq.br/3545346396599339A necessidade de preparar os alunos para um futuro digital, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico e cognitivo, exige a plena inserção da tecnologia no processo de aprendizagem. O presente estudo concentra-se na investigação da aplicação de jogos digitais como uma ferramenta complementar no campo da pedagogia. O objetivo central deste trabalho consiste no desenvolvimento de um jogo pedagógico denominado "VINI: UMA AVENTURA ESPACIAL". Este jogo pedagógico tem como finalidade, servir como uma ferramenta de apoio no contexto da alfabetização infantil, com o propósito de aumentar o envolvimento dos alunos e criar um ambiente de aprendizagem mais interativo e envolvente. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e faz uso do método de pesquisa participante como procedimento metodológico. A coleta de dados foi conduzida mediante a implementação do jogo em ambiente escolar, com observações registradas em um diário de campo. O jogo foi aplicado a alunos da Educação Básica, visando a análise das percepções desses estudantes em relação ao jogo. Os resultados obtidos refletiram positivamente sobre a eficácia do uso de jogos como mediadores no processo educacional, destacando os benefícios significativos proporcionados por essa abordagem.