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Navegando por Autor "CALIXTO, Jeferson Eduardo"

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    PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O ECLETISMO TEÓRICO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UMA INSTIUIÇÃO ESCOLAR DO NOROESTE PARANAENSE
    (Universidade Estadual do Paraná, 2018/04/26) CALIXTO, Jeferson Eduardo; ARAÚJO, Renan Bandeirante; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/7656286313964884; Nilva de Oliveira Brito dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3634121953936818; Marta Sueli de Faria Sforni; http://lattes.cnpq.br/9919089239265864; Fátima Aparecida de Souza Francioli; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169
    Esta pesquisa tem como objetivo compreender os pressupostos teórico metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica, identificando a concepção teórica presente em uma instituição escolar do Noroeste paranaense, que, em tese, adota princípios referentes à Pedagogia Histórico-Crítica. Faz-se uma análise do contexto histórico, político e social do Brasil, entre as décadas de 1970 e 1980, período da redemocratização e de debates acerca das questões educacionais, como a gestão escolar democrático-participativa e a importância dos projetos político-pedagógicos escolares, as quais constituem um eixo fundamental. Expõe-se, assim, a concepção do Projeto Político-Pedagógico da instituição analisada. Para a análise dos dados coletados, o Materialismo Histórico-Dialético constitui o método de investigação, pois considera que toda teoria surge a partir de uma base material, em que a realidade dos homens em sociedade implica a existência das classes sociais com interesses antagônicos. A dissertação está organizada em três seções: a primeira destaca o contexto político e social do Brasil em fins da década de 1970 e início de 1980, com a efervescência de uma pedagogia dotada de uma proposta de ensino e possibilidade de implantação de um novo trabalho didático. Autores como Sader (1998), Saviani (2012), Libâneo (1992), Gasparin (2012), Konder (1997), Marx e Engels (1998), Araújo (2002) e Oliveira (2015) são fundamentais para essa discussão. A segunda seção dedica-se à exposição do Projeto Político-Pedagógico, estruturação e concepção teórica. Para isso, Veiga (1995), Santos (2009), Silva (1999), Rodrigues (2012), Ferreira (2017) e as contribuições de Morin (2000), Delors (1998) e Duarte (2000) constituem referências. Na terceira seção, a partir das concepções analisadas no Projeto Político-Pedagógico e da realidade da instituição escolar, apoiadas em dados empíricos, apresenta-se de que forma a instituição, mesmo em um contexto social neoliberal, pode ofertar uma educação de qualidade, podendo contribuir para o processo de formação humana. Stoski e Gelbeck (2016), Bernardim (2016), Santos (2014) e Batista (2014) são contemplados nessa seção. O encaminhamento da pesquisa permite anunciar que a conjuntura educacional visa propostas educacionais neoliberais e não críticas. Consequentemente, a realização de um trabalho pedagógico na perspectiva histórico-crítica não é tarefa fácil. O que se observa é um ecletismo presente no texto do próprio Projeto Político-Pedagógico da instituição e na prática pedagógica exercida pelos professores. Contudo, em que pesem as dificuldades, há possibilidades de efetivação de um trabalho crítico, o qual deve ocorrer para além de uma efetivação legal da parte dos governantes. Ele deve dar-se no exercício da militância por uma educação contra a hegemonia.

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