Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CALDAS, Isabel Cristina Oliveira"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    ÈMÍ WÁ - A PRESENÇA NO TEATRO NEGRO CURITIBANO
    (Universidade Estadual do Paraná, 2022/12/01) CALDAS, Isabel Cristina Oliveira; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; FREITAS, Régia Mabel da Silva; http://lattes.cnpq.br/0134813839409526; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; http://lattes.cnpq.br/4359865610431191; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; FREITAS, Régia Mabel da Silva; http://lattes.cnpq.br/0134813839409526; SOUZA, JULIANNA ROSA DE; http://lattes.cnpq.br/4004929606438427; SILVA, ´Salloma´ Salomão Jovino da; http://lattes.cnpq.br/7881261009549464
    Esta dissertação procurou compreender as especificidades do Teatro Negro no âmbito estético, da criação e da produção a partir do estudo de caso da Coletiva Preta de Teatro “EmiWa” em Curitiba (PR). A pesquisa teve como objetivo lançar luz à presença de grupos de Teatros Negros na cena curitibana, com criações a partir do agenciamento de artistas negros em produções a partir da década de 80. Este estudo de caso é uma investigação de natureza qualitativa e cunho autoetnográfico. Optou-se pela pesquisa exploratório-descritiva da realidade social desses artistas. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 11 atores/sujeitos sociais, a saber: 07 atores componentes de elencos que atuaram em coletivos negros e 04 atrizes negras que atuaram na cena e direção do trabalho Parteiras de Interior, produzido na Coletiva EmíWá. Além disso, foram realizados encontros online da Coletiva “Emi Wá”, nos quais foram coletadas informações comportamentais e rotinas do grupo durante ensaios e reuniões para essa criação. Os resultados apontaram para a presença de grupos de Teatros Negros em Curitiba engajados na luta antirracista através da arte, onde o aquilombamento é a base para criações cênicas voltadas a recuperação de memórias e à valorização das epistemes negras.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão