Navegando por Autor "CALDAS, Gabriel Ribeiro"
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Item A BNCC DO ENSINO MÉDIO E O ENSINO DE QUÍMICA NO PARANÁ(Universidade Estadual do Paraná, 2023/04/28) CALDAS, Gabriel Ribeiro; ARAÚJO, Renan Bandeirante de; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/7311564282985230; Renan Bandeirante de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; Cezar de Alencar Arnaut de Toledo; http://lattes.cnpq.br/2085468611285004; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350O conhecimento químico instituiu-se como fundamental para o avanço técnico e científico na modernidade, sendo essencialmente incorporado aos processos de desenvolvimento industrial em todo mundo. No capitalismo, o Ensino de Química progride a partir do vínculo entre o conhecimento químico e os processos produtivos, em outras palavras, pode-se compreender que o Ensino de Química avança em consonância com o desenvolvimento técnico-científico. Sendo assim, este trabalho visa situar o Ensino de Química na sua correlação com o desenvolvimento econômico brasileiro de modo a compreender os fatores de desarticulação entre a Ciência, em especial, a Química, e o processo formativo na Educação Básica através de um estudo de caso da rede estadual de educação do Paraná. Nesse sentido, a questão orientadora que guia a presente dissertação de mestrado refere se à desarticulação da disciplina de Química nos currículos formativos referenciados pela BNCC. Tendo em vista essa problemática o presente estudo tem por objetivo analisar o processo histórico de desenvolvimento do Ensino de Química e suas relações com os diferentes projetos de desenvolvimento nacional ao longo dos séculos XX e XXI. O caminho metodológico percorrido fundamentou-se em uma revisão bibliográfica e documental de carácter qualitativo. A análise possibilitou demonstrar que a inserção dos ideais neoliberais e mercadológicos na educação descaracterizaram a disciplina de Química, secundarizando seus conhecimentos quais assumem, nos currículos norteados a partir da BNCC, uma natureza adjutória das demais Ciências.