Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Bortolo, Drieli Fassioli"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Rompendo as amarras, quebrando silenciamentos: narrativas de estudantes sobre violência de gênero
    (Universidade Estadual do Paraná, 2023-04-14) Bortolo, Drieli Fassioli; França, Cyntia Simioni; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; http://lattes.cnpq.br/6442818372004250; França, Cyntia Simioni; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; Priori, Claudia; http://lattes.cnpq.br/1391884709498230; Koyama, Adriana Carvalho; http://lattes.cnpq.br/0309699368488469
    A pesquisa tem como objetivo construir conhecimentos histórico-educacionais acerca da violência de gênero pela via da autoridade compartilhada (FRISCH, 2016), tendo como protagonistas estudantes de 1° e 2° anos do Ensino Médio, de uma escola da rede pública, da cidade de Campo Mourão, no interior do estado do Paraná. A violência de gênero é entendida como aquela que decorre de gênero, sexo e/ou sexualidade, mas que historicamente é a violência do homem contra a mulher que se apresenta em maior número (SARDENBERG; TAVARES, 2016). A violência de gênero manifesta-se também em ambientes educacionais, uma vez que esses locais são reprodutores e produtores de relações de gênero (LOURO, 2014), o que permite também a construção de relações outras, em que estudantes são sujeitos potentes para a resistência. Portanto, as narrativas estudantis produzidas em oficinas temáticas (Favos de Resistências) são lidas enquanto mônadas - pequenos fragmentos de sentidos que se abrem a novos significados (BENJAMIN, 2007). As narrativas foram, posteriormente, compartilhadas em praça pública e no pátio da UNESPAR em forma de uma exposição cultural. Construímos, conhecimentos histórico-educacionais sobre a violência de gênero tendo como palco as memórias estudantis (BENJAMIN, 2007; GALZERANI, 2008).

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão