Navegando por Autor "Bandeira, Denise Adriana"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item LANCHONETE<>LANCHONETE UMA PRÁTICA EM ARTE, POLÍTICA E EDUCAÇÃO(Universidade Estadual do Paraná, 2023/12/14) KRINSKI, LAILANA; Bandeira, Denise Adriana; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003; http://lattes.cnpq.br/8420424224147550; Bandeira, Denise Adriana; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003; HONORATO, Cayo; http://lattes.cnpq.br/8539725380344782; JUNG, Milla; http://lattes.cnpq.br/3437923035152043; MARTINS, Giancarlo; http://lattes.cnpq.br/5485635472498844Esta pesquisa disserta sobre a proposta artística Lanchonete<>Lanchonete, criada pela artista e ativista Thelma Vilas Boas. A reflexão abrange o contexto da virada social e virada pedagógica na arte, a partir de um recorte centrado na autora britânica Claire Bishop e seus interlocutores, principalmente quanto às relações estabelecidas entre arte, política e educação defendidas por Jacques Rancière, Paulo Freire e Luis Camnitzer. Este trabalho investiga como tal prática coloca em questão os processos pedagógicos tradicionais e o estatuto da arte em sua relação de aproximação e distanciamento com as discussões trazidas pelos autores. O recorte foi delimitado a partir da experiência em arte e educação que ocorreu em 2019 na Lanchonete<>Lanchonete, seus possíveis desdobramentos e sua continuidade em 2022 e 2023. Desenhada como um estudo de caso, a pesquisa contribui com o levantamento documental sobre o projeto Lanchonete<>Lanchonete e sua relação com o debate sobre a virada pedagógica no contexto brasileiro, bem como amplifica os significados construídos para que possam ser compartilhados com a comunidade. A fundamentação principal se concentra na contribuição de autores como Claire Bishop, Grant Kester, Jacques Rancière, Paulo Freire e Luis Camnitzer. Entre as metodologias de investigação, destacam-se uma revisão bibliográfica sobre o contexto e a opção pelo método cartográfico para os processos de análise. Conclui-se que Lanchonete<>Lanchonete pode ser pensada a partir das teorias da virada social e virada pedagógica. Apresentamos também como a Lanchonete<>Lanchonete participa das discussões internacionais sobre trabalhos de cunho participativo e como seus processos e diretrizes respondem às críticas levantas a respeito daquelas teorias.Item PROPOSIÇÕES ENTRE CORPO E DESENHO: UM ESTUDO DE CASO DAS PRÁTICAS DE CRIAÇÃO AOS DOCUMENTOS DO PROCESSO, NO ENSINO FUNDAMENTAL II DA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA - PR(Universidade Estadual do Paraná, 2025-06-30) GIORDANI, MARIA VIRGÍNIA GAPSKI; Bandeira, Denise Adriana; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003; http://lattes.cnpq.br/6392138026582771; Bandeira, Denise Adriana; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003; MONTEIRO, E. S.; http://lattes.cnpq.br/5000364051192615; SILVA, Rosemeri R.; http://lattes.cnpq.br/9734662622571615This thesis is about a case study that investigates aspects of Cohen's (2015) Body Mind Centering (BMC) method, as a catalyst for the teaching of drawing in the art discipline, in four elementary school classes in the municipal school system in the city of Curitiba (PR). The research is divided into three stages: a bibliographical review of somatic education and research on BMC, based on the authors Bolsanello (2013, 2011), Strazzacapa (2012), Fernandes (2015, 2006) and Caetano (2012) and an approach to drawing in contemporary times, mainly based on the arguments of Kantrowitz (2012) and Zimmermann (2016). Next, in the field research phase, based on interviews with artist-teachers, discusses the perspectives of these professionals in the areas of dance and visual arts, trying to trace the approximations and distances in the creative processes, analyzing the documents of the process, according to Cecilia Salles (2007, 2008). Finally, a personal experience is presented, proposing a pedagogical and investigative practice that combines the processes of creation, and the intensities obtained in the bodily relationship according to the BMC and drawing in the art discipline for Elementary School II. The final considerations include an analysis of the differences and similarities observed in the interviewees' statements, as well as observations of the results of pedagogical practice and factors that are important to consider when proposing somatic practices in elementary school.