Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Baggio, Eduardo Tulio"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Benedita e Manoel: memórias do fenômeno migratório (Nordeste e Sul)
    (Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-07) Campos, Laiza Suelen Barroso; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; http://lattes.cnpq.br/3247498203640527; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Almeida, Juniele Rabêlo de; http://lattes.cnpq.br/5588377981047859; Reisdorfer, Thiago; http://lattes.cnpq.br/5658850237898637; Baggio, Eduardo Tulio; http://lattes.cnpq.br/8887788540106433
    A presente pesquisa tem por objetivo analisar o fenômeno migratório entre o Nordeste e o Sul do Brasil a partir das memórias de Benedita e Manoel, nascidos em Vitória da Conquista, na Bahia, e que migraram para o Paraná na década de 1960 – passando pelo município de Paranavaí, até fixarem residência em Ubiratã. Basicamente, a análise se concentra nas memórias de Benedita e Manoel e no significado que esse fenômeno migratório adquiriu em suas vidas, com base em suas narrativas. Além disso, pondero nesta investigação o grau de parentesco que possuo com os entrevistados, o que apresenta uma problemática da afetividade, já que tratam-se de meus avós. Para a realização da investigação, utilizei como principal fonte as entrevistas tendo como base teórico-metodológico a História Oral e, ainda, refletindo as escolhas feitas durante o processo pensando a História Pública, neste caso, a realização do documentário que se deu a partir da filmagem das entrevistas coletadas para a pesquisa. Desse modo, de um lado este trabalho se concentra em analisar as memórias de Benedita e Manoel e de outro, em apresentar e discutir a maneira pela qual abordei a História Pública nesta pesquisa a partir da produção do documentário, que tem como título “Benedita e Manoel”. A partir disso, foi possível perceber como processos históricos amplos perpassam as narrativas de Benedita e Manoel e, especialmente, explorar as possibilidades de diálogo da História com outras áreas do saber – como o cinema – e com os públicos não-acadêmicos, trazendo como “atores” ou “personagens” históricos pessoas que, possivelmente, de outra maneira, permaneceriam anônimas na historiografia.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Ensino de História: Histórias de vidas, cinema e processos de criação em vídeos documentários com educandos(as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental da modalidade Educação de Jovens e Adultos
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-05-29) Santos, Maria José; Rodrigues, Divania Luiza; http://lattes.cnpq.br/7170935324820591; http://lattes.cnpq.br/9544668288034630; Rodrigues, Divania Luiza; http://lattes.cnpq.br/7170935324820591; Cyntia Simioni França; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; Baggio, Eduardo Tulio; http://lattes.cnpq.br/8887788540106433
    Em nossa pesquisa para o Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) tomou-se como temática central o Ensino de História e o cinema com educandos(as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), do município de Campo Mourão, PR. Quanto ao Ensino de História em sala de aula, observamos que os(as) educandos(as), a princípio, demonstraram não compreender a importância da História em suas vidas e não se reconheciam como sujeitos da história. De nossa parte, nos desafiou a pensar como ensinar História aos educandos(as) da EJA, tendo em vista as especificidades dessa modalidade e, em especial, o histórico de exclusão social e escolar que esses sujeitos passaram em suas histórias de vidas. Eles(as) próprios sujeitos de uma história, muitas vezes, negligenciada e invisibilizada. Entendemos que o cinema, como forma de Arte (Bergala, 2008; Fresquet, 2020), tem um potencial educativo fundamental. Assim, as produções fílmicas, em um primeiro momento, sensibilizaram para a discussão de temas e conteúdos de ensino de História. Em um segundo momento, para além da discussão de obras fílmicas, realizamos a produção de vídeos documentários com os(as) educandos(as) da EJA. Nessa perspectiva, descortinou-se a problematização principal: como o cinema, como forma de Arte, pode contribuir na aprendizagem e no ensino de História de educandos (as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Urupês, de Campo Mourão – PR?  No sentido exposto, vislumbramos com o cinema a aprendizagem significativa de conteúdos de História. E, com o desenvolvimento desses conteúdos, sensibilizamos o público da EJA para a criação de vídeos documentários. Nesse rico processo de criação, notamos que os(as) educandos(as) da EJA assumiram o protagonismo dessas produções e puderam compreender o sentido da importância de suas próprias histórias, como sujeitos no processo de construção da História. Acreditamos que essas experiências, embora desafiadoras, contribuíram de maneira significativa para a mudança na compreensão da História como disciplina escolar pelos estudantes da EJA. Além disso, tiveram um impacto profundo na transformação da professora pesquisadora, ao aprender e reconhecer a riqueza e a beleza presentes nos gestos criativos dos estudantes com o cinema e o ensino de História.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão