Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "BRANDELERO, Dalva Spiler"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA NA REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO EXPLORATÓRIO DE ESTATÍSTICA
    (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR, 2021/09/28) BRANDELERO, Dalva Spiler; ESTEVAM, Everton José Goldoni; http://lattes.cnpq.br/7355643831417416; http://lattes.cnpq.br/6242316713200092; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade; http://lattes.cnpq.br/0809818122632169; LOPES, Celi Aparecida Espasandin; http://lattes.cnpq.br/9699186251670702
    Diante das dificuldades de professores em desenvolver o ensino de Estatística menos focado em aspectos procedimentais e matemáticos, mas que privilegia a análise de dados e os conceitos, a perspectiva de desenvolvimento profissional mostra-se igualmente desafiadora e promissora a aprendizagens profissionais associadas às demandas, aos dilemas e dificuldades emergentes na prática pedagógica do professor da Educação Básica. Admitindo este cenário, o presente estudo envolve uma investigação da própria prática de uma professora da Educação Básica orientada pela seguinte questão: Quais aprendizagens e aspectos do desenvolvimento profissional são evidenciados nas reflexões de uma professora de Matemática quando planeja e analisa práticas assentes no Ensino Exploratório de Estatística? Assume, portanto, a pesquisa da própria prática como metodologia de pesquisa, orientado por reflexões da professora-pesquisadora no decurso do planejamento, realização e reflexões após a efetivação de práticas exploratórias de ensino de Estatística envolvendo particularmente a média aritmética simples e ponderada e direcionadas a alunos do oitavo ano. Este processo é partilhado com interações da professora-pesquisadora com um professor formador (seu orientador) e um grupo de pesquisa do qual é participante. Com uma estrutura no formato multipaper, a dissertação é organizada em três artigos orientados a aspectos específicos associados à questão geral: i) uma revisão bibliográfica acerca da investigação da própria prática; ii) o planejamento de aulas de Estatística na perspectiva exploratória de ensino, compartilhado com o professor orientador e o grupo de pesquisa; e iii) reflexões decorrentes da efetivação de uma prática de Ensino Exploratório de Estatística com um grupo de alunos, com episódios também discutidos com o grupo de pesquisa. Como instrumentos para produção de dados são utilizados: gravações em áudio das orientações, diálogos e reflexões no contexto do grupo de pesquisa; gravações em áudio e vídeo das aulas; planos de aula elaborados pela professora; e transcrições dos relatos e reflexões compartilhadas sobre o planejamento e o desenvolvimento da tarefa. Desse processo de investigação da própria prática emergem aprendizagens relacionadas ao conhecimento profissional, o qual abarca o conhecimento de conteúdo, também didático-pedagógico do conteúdo, que contribuem para melhorias de aspectos da prática da professora-pesquisadora. Além disso, o processo reflexivo sistemático, amparado pelo planejamento intencional e pela dimensão colaborativa da investigação, mostraram-se promissores à perspectiva de desenvolvimento profissional e possibilitaram a (re)significação, pela professora-pesquisadora, de crenças e concepções a respeito do ensino, da aprendizagem e da própria Estatística. Assim, a conjugação destes aspectos evidencia desenvolvimento profissional da professora em múltiplas dimensões, as quais sugerem mudanças nas suas formas de compreender, planejar, realizar e refletir sobre sua prática de ensino, com enfoque particular na perspectiva do Ensino Exploratório de Estatística. Demonstra, deste modo, como ações semelhantes mostram-se promissoras para a aprendizagem profissional de professores da Educação Básica.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão