Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "BRANCO, Alessandra Batista de Godoi"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM NÍVEL MÉDIO: ASPECTOS HISTÓRICOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS
    (Universidade Estadual do Paraná, 2019/03/22) BRANCO, Alessandra Batista de Godoi; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/5424355010923780; NAGASHIMA, Lucila Akiko ; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; OLIVEIRA, André Luis de ; http://lattes.cnpq.br/2543491078465374; MOLINA, Adão Aparecido ; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060
    Esta é uma pesquisa qualitativa que investiga a formação de professores, com enfoque no curso normal/magistério, atualmente denominado Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em nível médio, na modalidade Normal. Propôs investigar fragmentos da história do curso em três contextos: no Brasil, no Paraná e em Nova Esperança-PR. Em cada um desses, buscou-se, na história do curso, destacar fatos importantes que envolvem a educação, a formação e a profissionalização docente até a época presente, quando refletimos sobre possíveis motivos de sua continuidade. Em Nova Esperança, foi estudado o Colégio Estadual São Vicente de Paula – EFMNPR que é locus de formação de professores em nível médio, no qual investigamos como um grupo de professores e estudantes entende a profissão docente e quais suas possíveis expectativas acerca da formação e da profissão. Em busca desses objetivos, pautamo-nos em revisão de literatura, pesquisa de campo, análise documental e de conteúdo. Entre as fontes, destacam-se: documentos, leis, decretos, resoluções, relatórios, livros, teses, dissertações, artigos, relatos e questionários. Entre os resultados, notamos que a formação de professores se relaciona à valorização do trabalho docente, assim como entendimentos acerca da qualidade dessa formação envolvem interesses políticos e ideológicos sobre a educação, organização social e interesses antagônicos. O curso normal/magistério contribui para a formação de professores, principalmente antes do acesso e ampliação de vagas em nível superior e, em todos os contextos, passou instabilidade e rupturas, contudo, permanece como polo de formação. É alvo de interesses antagônicos e sua expansão se dá na medida em que aumentam as escolas públicas. Ainda que se mantenham as metas nacionais de que todos os professores da Educação Básica tenham formação mínima em nível superior, a demanda almejada não é atendida conforme o idealizado. Assim, a formação em nível médio permanece. Entre as etapas da Educação Básica, conserva-se certa hierarquia em que os níveis de qualificação docente são menores nos anos iniciais, até considerando professores leigos, que ainda atuam em muitas escolas brasileiras. Analisando esse percurso, entendemos que, embora o Curso seja, por vezes, relacionado à extinção, à exceção ou à oferta transitória, tende a permanecer como locus de formação enquanto forem insuficientes os investimentos no nível superior. Um aspecto preocupante a se considerar é que a tríade: ensino, pesquisa e extensão é comprometida com a formação em nível médio, e é essencial para o profissional que lida diretamente com o conhecimento. Outro fator preponderante em relação ao recrutamento de novos professores é algo que existe desde a época colonial: a falta de valorização devida à profissão docente. No que se refere à pesquisa realizada com professores e estudantes, esses apresentaram suas concepções acerca da escola pública, da formação e atuação docente e percebemos que há um enaltecimento sobre o valor e a relevância desses, embora reconheçam alguns dos desafios que os cercam.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão