Navegando por Autor "BORILLE, Josi Mariano"
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Item ANÁLISE DOS RECURSOS VISUAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS(Universidade Estadual de Paraná, 2024/09/27) SILVA, Ana Flávia Meurer; ROYER, Marcia Regina; OLIVEIRA, Caroline Oenning de; http://lattes.cnpq.br/8829125369662508; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/1024981540217790; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; OLIVEIRA, Caroline Oenning de ; http://lattes.cnpq.br/8829125369662508; BORILLE, Josi Mariano ; http://lattes.cnpq.br/5961794004341715; UJIIE, Najela Tavares ; http://lattes.cnpq.br/1242945275956878Os livros didáticos desempenham um papel importante na Educação, cujo conteúdo neles presente, incluindo as imagens, é fundamental para facilitar a compreensão do estudante. Recursos visuais são amplamente utilizados, especialmente nos livros didáticos dos componentes curriculares das Ciências da Natureza, como Biologia, Química e Física onde a interdisciplinaridade da Educação Ambiental é frequentemente abordada. Esta pesquisa teve como principal objetivo investigar as especificidades dos recursos visuais relacionados à Educação Ambiental nos livros didáticos da área da Ciências da Natureza e suas Tecnologias, utilizados no Ensino Médio da Educação Básica no Estado do Paraná, e como esses recursos visuais representam diferentes correntes da Educação Ambiental. A pesquisa foi conduzida por meio de uma análise qualitativa de natureza documental, examinando uma coleção de seis livros didáticos desenvolvidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em parceria com o Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) – FTD Educação, edição de 2020, dos autores Leandro Godoy, Rosana Dell’Agnolo e Wolney C. Melo. Esses livros são utilizados ao longo dos três anos do Ensino Médio. A partir de uma Análise Visual de Conteúdo, foram identificados os tipos predominantes de recursos visuais, as mensagens transmitidas e as correntes da Educação Ambiental representadas. Análise da qual se percebeu uma predominância significativa para o uso de fotografias, categorizadas em quatro contextos: demonstração, explicação, informação e resumo. Assim, mediante essa percepção de contextos, foi preciso criar subcategorias explicativas para cada um desses usos segundo a mensagem que estes contextos apresentam. Desta forma, analisamos que no contexto demonstração, a mensagem que teve a maior frequência foi a de fauna e/ou flora do meio ambiente, destacando a biodiversidade do planeta; no contexto explicação, a mensagem que obteve maior frequência foi a presença do homem no meio ambiente, salientando as atividades realizadas no dia a dia pelo mesmo; o contexto informação, a mensagem com maior frequência foi a energia renovável e não renovável, enfatizando os dados apresentados sobre os diferentes tipos de energia e; o contexto resumo, que evidencia a fauna e/ou flora, no intuito de resumir os grupos dos seres vivos. Resultando que, no contexto da Educação Ambiental, a maior parte das imagens reflete uma perspectiva naturalista, indicando que as representações visuais nesses livros enfatizam ambientes naturais e temas ecológicos, em consonância com a corrente naturalista da Educação Ambiental.Item AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE PANDEMIA SARS-COV-2 2020-2021: UM ESTADO DA ARTE(Universidade Estadual do Paraná, 2022/12/19) JUNIOR, Valdemar Arneiro; ROYER, Marcia Regina; BORILLE, Josi Mariano; http://lattes.cnpq.br/5961794004341715; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/3191869860642858; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; BORILLE, Josi Mariano ; http://lattes.cnpq.br/5961794004341715; STENTZLER, Marcia Marlene ; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036; MOSQUERA, Jonathan Andrés; http://lattes.cnpq.br/5366052042545474A cada dia, ensinar tem-se mostrado um novo desafio e diante da paralização da educação formal pela Pandemia de Covid-19, retomaram-se as discussões acerca dos métodos e recursos educacionais e é nesse panorama em que as metodologias Ativas (MA) se mostraram com um grande potencial para esses tempos de insegurança. Neste trabalho objetiva-se identificar como as metodologias Ativas foram aplicadas, discutir o seu uso e compreender a utilização dessas metodologias no ensino fundamental e ensino médio da educação básica do Brasil, durante o ensino remoto das disciplinas de biologia, ciências, física e química, em um contexto de isolamento proveniente da pandemia de Covid-19 nos anos de 2020 e 2021, de acordo com os relatos de artigos, dissertações e teses. Assim, para o período entre 2020 a 2021, foram selecionados 15 trabalhos, dez artigos científicos e cinco dissertações a partir de pesquisas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), nas plataformas Google scholar, Scielo e no portal de periódicos da Capes. A pesquisa apresenta-se como sendo uma abordagem bibliográfica, com delineamento do tipo estado da arte, de natureza qualitativa. Por meio da análise de conteúdo, de acordo com Bardin (2016), Francisco, Alexandrino e Queiroz (2015), Megid Neto (1999) e Moraes (1999), trabalhou-se as informações obtidas nas fontes selecionadas e na busca de analisar criticamente o conjunto de dados. O levantamento concentrou-se nos trabalhos que abordam o uso de metodologias ativas no ensino fundamental e médio na Educação básica do Brasil durante a Pandemia de Sars-Cov-2, nas disciplinas de Biologia, Ciências, Física e Química. Os termos utilizados na pesquisa ajudaram a interpretar os focos temáticos de maior incidência dentro da área de Ensino e separando-se, de acordo com o ano da publicação, disciplina, Metodologia aplicada e os principais recursos utilizados. Os resultados mostraram para a Disciplina de Ciências, em acordo com Nascimento, Benedetti e Santos (2020), Pereira, Gomes e Guedes (2021), Santos, Almeida e Leal (2021) e Silva, Souza e Morais (2021), que houve a prevalência da Gamificação e utilização de Vídeos, enquanto, segundo Fialho (2021), Schimdt (2021) e Souza et al. (2021), Debates e Pesquisas, Peer Instruction (PI) e o Aprendizado baseado em problemas (ABP), foram as Metodologias que se sobressaíram nas Disciplinas do ensino médio. Estes resultados sinalizam para necessidade de pesquisas voltadas para as metodologias ativas e a necessidade de olhar com atenção para as ferramentas adotadas e refletir como aprimora-las, bem como o desenvolvimento de soluções para o ensino-aprendizagem. As metodologias ativas mostraram-se efetivas para o ensino da disciplina de ciências no ensino fundamental e para o ensino das disciplinas de biologia, física e química no ensino médio da educação básica do Brasil. E com isso, a valorização e inserção das metodologias ativas nas ações pedagógicas da escola são imprescindíveis para realizar interlocuções com os saberes científicos, pois com as metodologias ativas têm-se uma possibilidade de caminho diferenciado aos docentes quanto à maior interação e participação dos discentes e podem ser as ferramentas que levem a um ensino mais autônomo, seja em tempos de isolamento ou presencialmente.Item INVESTIGAÇÃO SOBRE A ABORDAGEM STEAM NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O QUE DIZEM OS PERIÓDICOS BRASILEIROS(Universidade Estadual do Paraná, 2022/03/29) ACHERMANN, Mônica Tortorelli Winche; ROYER, Marcia Regina; FLÔR, Daniela Eloise; http://lattes.cnpq.br/7560936930373791; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/6060398259514657; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; BORILLE, Josi Mariano ; http://lattes.cnpq.br/5961794004341715O movimento STEAM, principiado nos Estados Unidos da América na década de 1990, se popularizou em vários países como uma tendência educacional que articulou disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Essa abordagem pedagógica, atrelou-se aos desafios globais sociais e ambientais, ressignificando o aprendizado e subsidiando as demandas por habilidades e conhecimentos imprescindíveis para a formação acadêmica do século XXI. Entender e contextualizar, historicamente, quais foram os fatores que motivaram o surgimento deste movimento é um elo entre o estado da arte e a prospecção de cenários vindouros. Diante disso, como problema de pesquisa procurou-se saber como a abordagem STEAM está sendo aplicada no ensino brasileiro. Portanto, este trabalho, de natureza mista quali-quantitativa, por meio da pesquisa do estado da arte e da análise de Bardin, investiga a variabilidade contextual em que o STEAM foi utilizado como abordagem pedagógica. Para efetivação deste estudo e levantamento de dados utilizou-se a base de dados do Google Acadêmico, no qual foram aplicadas as palavras-chave: “STEM”, “STEAM”, “STEM e EDUCAÇÃO e BRASIL e ENSINO” e “STEAM e EDUCAÇÃO e BRASIL e ENSINO” e também a base de dados do Programa de Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí. A partir desse levantamento, foi possível inferir que nos resultados dos trabalhos analisados, a aplicação da abordagem STEAM apontou benefícios e possibilidades para uma inovação no ensino. Evidenciou-se também desafios e limitações como a falta de ferramentas e materiais adequados, espaços propícios para o desenvolvimento de projetos e, principalmente, a falta de capacitação dos professores. Todos esses fatores dificultam a implantação de ações interdisciplinares em nosso país. Conclui-se, que a abordagem STEAM tem sido aplicada em todas as regiões do Brasil nos diversos níveis do ensino, apresentando resultados positivos que permite que essa abordagem seja somada a novos projetos no ensino brasileiro. Desse modo, questões como formação docente, incentivos e valorização seja para STEAM, seja para qualquer outra tendência educacional, devem ser tratados com prioridade. A aplicação da abordagem STEAM como uma prática pedagógica inovadora em diferentes contextos educacionais e culturais, contribui no processo de ensino e aprendizagem, pois essa abordagem traz como pressuposto, um currículo contextualizado com o mundo real, menos disciplinar, incorporando elementos da tecnologia que vivenciamos.