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Navegando por Autor "BATISTA, Viviane da Silva"

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    UMA ANÁLISE DO ENSINO NO SÉCULO XIII A PARTIR DE UM ESTUDO DA OBRA CLÁSSICA O ROMANCE DA ROSA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2016/08/22) BATISTA, Viviane da Silva; PERIN, Conceição Solange Buttion; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; http://lattes.cnpq.br/1271151080789859; PERIN, Conceição Solange Bution; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; OLIVEIRA, Terezinha ; http://lattes.cnpq.br/7525108577501517; MENDES, Claudinei Magno Magre ; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196
    Este estudo tem por objetivo a análise do comportamento social dos homens dos séculos XIII e XIV e do ensino que eles recebiam na Idade Média. Para tanto, se vale do contexto histórico, bem como da interpretação e estudo do clássico francês O Romance da Rosa (2001), escrito por Guillaume de Lorris e Jean de Meun. A problematização atentou-se à influência religiosa no saber medieval, às transformações advindas do comércio e às relações entre fé e razão que conduziram o homem a uma nova concepção de mundo, perpassando também por uma reflexão acerca dos pecados capitais vinculados à natureza do homem medieval, estabelecendo ainda um paralelo com a noção entre certo e errado para a sociedade contemporânea. A justificativa para a escolha do tema paira sobre sua contemporaneidade e a importância dos clássicos literários no ensino crítico, bem como na formação humana. O método de pesquisa empreendido foi de cunho histórico e nos levou a concluir que o homem medieval sentia-se confuso em relação às transformações sociais, econômicas e intelectuais, e que os ensinamentos necessários para a superação das adversidades poderiam ser encontrados na literatura produzida no próprio período de transição. A produção clássica e literária, como é o caso da obra analisada, instiga o imaginário ao mesmo tempo em que discute os aspectos sociais, ensinando o homem a se portar, conhecer e agir socialmente perante os valores que configuram-se historicamente.
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    Valores que atravessam o tempo: A Formação Humana em Canção de Rolando
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025/03/31) REBOUÇAS, Lucinete Aparecida; PERIN, Conceição Solange Bution; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; http://lattes.cnpq.br/5271179665899227; PERIN, Conceição Solange Bution ; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; UJIIE, Nájela Tavares ; http://lattes.cnpq.br/1242945275956878; HUSZCZ, Silvana Malavasi ; http://lattes.cnpq.br/5959834378816015; BATISTA, Viviane da Silva ; http://lattes.cnpq.br/1271151080789859
    Esta dissertação investiga as virtudes presentes na obra literária A Canção de Rolando e suas contribuições para p papel das relações humanas. O objeto de pesquisa é a análise da referida obra, contextualizada no período medieval, com ênfase nas virtudes que permeiam o texto e seus impactos sociais e educativos, com destaque para a virtude da amizade, justiça coragem. Para responder o problema de pesquisa: “como A Canção de Rolando, enquanto obra literária medieval, contribui para a formação de valores e virtudes que moldam as relações humanas?”, o estudo tem como objetivo geral analisar como as virtudes apresentadas na obra, especialmente a amizade, a coragem e a justiça, refletem e influenciam os valores da sociedade medieval, promovendo reflexões sobre seu impacto no contexto social e educacional, estabelecendo paralelos argumentativos com o contexto contemporâneo e promovendo reflexões sobre a relevância dessas virtudes para as relações humanas. Como objetivos específicos, busca-se: (1) contextualizar o momento histórico, social e cultural da Idade Média retratado na obra; (2) analisar as virtudes descritas presentes em A Canção de Rolando e sua relação com o convívio social; e (3) discutir a tradição oral e sua relevância na formação das relações humanas, com destaque para as cantigas de roda na Educação Infantil. A pesquisa, de cunho documental e bibliográfico, fundamenta-se na História Social, utilizando o conceito de longa duração para identificar as permanências das raízes históricas que se desenvolvem e permanecem nos fenômenos sociais, como as virtudes que se perpetuam ao longo do tempo, conforme Fernand Braudel (1984). A fundamentação teórica apoia-se em autores como Jacques Le Goff (1989), André Vauchez (1995) e André Comte-Sponville (2009). Para além disso, a dissertação está organizada em três seções. A primeira apresenta uma análise histórica do período medieval, destacando o papel da Igreja, da nobreza e da literatura na construção da sociedade feudal. O segundo capítulo aprofunda-se na Canção de Rolando, explorando as virtudes centrais da obra e sua relevância para o contexto social. O terceiro capítulo discute a tradição oral e a oralidade como instrumentos de formação humana, analisando sua relação com a educação e o desenvolvimento de valores em diferentes épocas, propondo uma abordagem contemporânea para a Educação Infantil com base em fundamentais para a vida em sociedade. Os resultados indicam que A Canção de Rolando sintetiza os valores e virtudes fundamentais para o convívio social e desenvolvimento humano da sociedade medieval, demonstrando a persistência desses conceitos ao longo do tempo, sendo inegável sua relevância para a literatura e estudos históricos e culturais. Também oferecem reflexões relevantes para a compreensão das transformações nas relações humanas e a importância de virtudes como elementos formadores. Além disso, o estudo de A Canção de Rolando mostra-nos a importância do conhecimento decorrente dos fatos históricos e da necessidade de virtudes em todos os espaços e tempos.

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