Navegando por Autor "BATISTA, Viviane da Silva"
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Item UMA ANÁLISE DO ENSINO NO SÉCULO XIII A PARTIR DE UM ESTUDO DA OBRA CLÁSSICA O ROMANCE DA ROSA(Universidade Estadual do Paraná, 2016/08/22) BATISTA, Viviane da Silva; PERIN, Conceição Solange Buttion; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; http://lattes.cnpq.br/1271151080789859; Conceição Solange Bution Perin; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; Terezinha Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7525108577501517; Claudinei Magno Magre Mendes; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196Este estudo tem por objetivo a análise do comportamento social dos homens dos séculos XIII e XIV e do ensino que eles recebiam na Idade Média. Para tanto, se vale do contexto histórico, bem como da interpretação e estudo do clássico francês O Romance da Rosa (2001), escrito por Guillaume de Lorris e Jean de Meun. A problematização atentou-se à influência religiosa no saber medieval, às transformações advindas do comércio e às relações entre fé e razão que conduziram o homem a uma nova concepção de mundo, perpassando também por uma reflexão acerca dos pecados capitais vinculados à natureza do homem medieval, estabelecendo ainda um paralelo com a noção entre certo e errado para a sociedade contemporânea. A justificativa para a escolha do tema paira sobre sua contemporaneidade e a importância dos clássicos literários no ensino crítico, bem como na formação humana. O método de pesquisa empreendido foi de cunho histórico e nos levou a concluir que o homem medieval sentia-se confuso em relação às transformações sociais, econômicas e intelectuais, e que os ensinamentos necessários para a superação das adversidades poderiam ser encontrados na literatura produzida no próprio período de transição. A produção clássica e literária, como é o caso da obra analisada, instiga o imaginário ao mesmo tempo em que discute os aspectos sociais, ensinando o homem a se portar, conhecer e agir socialmente perante os valores que configuram-se historicamente.