Navegando por Autor "Arthur Cordeiro Rodrigues"
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Item “MODERNISMOS CURITIBANOS NO AUDIOVISUAL: PAISAGEM URBANA E MEMÓRIA, DE AUTORIA DE ARTHUR CORDEIRO RODRIGUES.”(Universidade Estadual do Paraná, 2025-03-26) Arthur Cordeiro Rodrigues; Rafael Tassi Teixeira; http://lattes.cnpq.br/9074237042190064; http://lattes.cnpq.br/8530865662629233; TASSI, Rafael; http://lattes.cnpq.br/9074237042190064; KAMINSKI, Rosane; http://lattes.cnpq.br/0588374677778245; ROVIOGATTI, SamanthaEsta dissertação analisa as interseções entre o cinema de arquitetura e a construção da imagem urbana de Curitiba, a partir do estudo de duas obras do cineasta Sylvio Back: As Moradas (1962–1964) e A Escala do Homem (1982). Enquanto As Moradas, realizada antes do golpe militar e anterior às gestões de Jaime Lerner, apresenta uma crítica ao planejamento urbano da época, A Escala do Homem, produzida durante o regime militar, integra o acervo do Instituto Jaime Lerner e funciona como peça institucional voltada à divulgação das transformações urbanas promovidas pela administração municipal. Como parte fundamental do processo metodológico, a pesquisa envolveu a recuperação e digitalização integral do acervo cinematográfico em película do IJL. Essa etapa permitiu a reconstituição material dos registros audiovisuais e a análise crítica das representações imagéticas dos projetos de transformação urbana desenvolvidos entre as décadas de 1960 e 1980. A partir desses dispositivos, investigam-se as formas pelas quais o discurso técnico do planejamento urbano é transposto para a linguagem audiovisual, revelando tanto as intenções estéticas e simbólicas dos filmes quanto os modos de articulação entre ideologia, memória e visões de futuro para a cidade. Com um intervalo de duas décadas entre as obras analisadas, a pesquisa busca compreender como cada filme traduz visualmente seu tempo histórico, articulando diferentes narrativas sobre Curitiba e seus habitantes. O estudo examina de que maneira essas produções refletem transformações urbanas, sociais e políticas, ao mesmo tempo em que contribuem para a formação de subjetividades e para a consolidação de percepções sobre o espaço urbano. Por fim, são explorados criticamente os conceitos de utopia e distopia na paisagem curitibana, observando como essas visões contrastantes se manifestam no cinema. Ao considerar os filmes como dispositivos de memória e instrumentos de reflexão crítica, a dissertação propõe uma discussão mais ampla sobre o papel do audiovisual na constituição simbólica da cidade e na construção de seus mitos.