Navegando por Autor "ANDRADE, Aurea Andrade Viana de"
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Item A relação das ações de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Campo Mourão (UTFPR-CM), com o desenvolvimento territorial (2019-2022)(Universidade Estadual do Paraná, 2024-02-22) VOLANTE, Edivana de Albuquerque Canto; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; http://lattes.cnpq.br/2843549171290076; http://lattes.cnpq.br/0834526895514013; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; http://lattes.cnpq.br/2843549171290076; CARDOSO, Rosimeri Darc; http://lattes.cnpq.br/4201841819747534; COSTA, Fábio Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/9325969628367881; DEIMLING, Natalia Neves MacedoAs universidades públicas, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, têm um papel fundamental no desenvolvimento territorial. Esta pesquisa objetivou analisar como as ações de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus de Campo Mourão – contribuíram para esse desenvolvimento no período de 2019 a 2022. A pesquisa é quali-quantitativa e desenvolveu-se por intermédio de análise de referencial teórico, documental e empírico, bem como de estudo das Legislações e Normas da Extensão Universitária no Brasil, e de documentos oficiais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, tais como: Regulamentos, Instruções Normativas, Editais, Plano de Desenvolvimento Institucional, Relatórios de Gestão, entre outros. Do Campus de Campo Mourão, foram analisados dezesseis projetos classificados em editais da UTFPR que receberam incentivo através de bolsas. Na investigação empírica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com coordenadores/as selecionados/as a partir de critérios como: área temática, recebimento de bolsa, alcance do projeto e relação com uma das dimensões do Patrimônio Territorial. O estudo mostrou que os projetos de extensão da UTFPR-CM, objetos desta pesquisa, contribuíram, de algum modo, para o desenvolvimento territorial, pois devolveram à sociedade seus conhecimentos científicos, interagiram com ela, levaram discentes para fora dos muros da universidade e possibilitaram ao público-alvo pensar e desenvolver ações reconhecendo-se como sujeitos capazes de transformar o local onde vivem.Item A saúde mental docente: desafios de uma prática profissional.(Universidade Estadual do Paraná, 2023/11/27) BOMDARUK, Clarice; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; http://lattes.cnpq.br/6860814303219689; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; FACCI, Marilda Gonçalves Dias; GRAÇA, Luciana Manuela AlmeidaA situação de trabalho e a saúde dos professores vêm sendo afetada devido ao acúmulo de tarefas que, por muitas vezes, é superior a sua capacidade física e mental, ocasionando o sofrimento/adoecimento docente. Por essas razões, este trabalho tem por objetivo entender os fatores que contribuem para o sofrimento/adoecimento dos mestres em situação de trabalho. Para tanto, nossos estudos foram fundamentados na Teoria da Complexidade, na perspectiva da pesquisa interdisciplinar, além de outros estudos relacionados à temática proposta. No que tange aos procedimentos metodológicos, quanto à natureza da pesquisa, a metodologia é composta de abordagem mista, envolvendo a quantitativa e a qualitativa. Quanto aos instrumentos de coleta e geração de dados, foram utilizados estudos bibliográficos e um questionário online junto a professores da Educação Básica. Para as análises e o tratamento dos dados, foram tomados por base alguns dos princípios da Teoria da Complexidade, tais como: o princípio o hologramático e o da recursividade, alguns procedimentos de análise do Interacionismo Socio Discursivo, como o contexto de produção, o plano global e/ou a macroestrura, além do uso de Segmentos de Orientação Temática (temas) e Segmentos de Tratamento Temático (subtemas). Quanto aos resultados, esta investigação tem permitido identificar sentimentos e fragilidades relacionados à prática profissional do professor, apontando-os como fatores que contribuem para o adoecimento/sofrimento mental docente, afetando sua qualidade de vida. Tais fatores são considerados aspectos interdisciplinares que perpassam o objeto de estudo. Esta experiência de pesquisa revelou a importância de discutir a extensão da sobrecarga de trabalho, os desafios relacionados à indisciplina dos alunos, a falta de apoio pedagógico e familiar, bem como as limitações das políticas públicas como questões inerentes a um debate social. Além disso, esta pesquisa permitiu identificar ações que podem ser utilizadas como estratégias e recursos de enfrentamento, a partir da ótica dos professores, com o intuito de melhorar a qualidade de vida e saúde mental, contribuindo assim para uma visão mais completa do panorama educacional. Enfim, os resultados têm possibilitado obter uma maior compreensão sobre como se dá a relação entre a organização do trabalho e o adoecimento mental dos professores.Item Território multidimensional: categoria analítica e prática no âmbito da Política Pública de Assistência Social em Municípios de Pequeno Porte I(Universidade Estadual do Paraná, 2023/09/26) PAIM, Elesandra da Silva; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; http://lattes.cnpq.br/2843549171290076; http://lattes.cnpq.br/7887200607285880; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; http://lattes.cnpq.br/2843549171290076; COSTA, Fábio Rodrigues da; SCHEFFER, Sandra MariaO tema desta dissertação versou sobre a categoria território multidimensional com ênfase na Política Pública de Assistência Social (PPAS) e sua intersecção com a gestão e a execução dos serviços socioassistenciais no âmbito da Proteção Social Básica, através do diagnóstico socioterritorial, articulação setorial e intersetorial. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar as concepções de território que permeiam a gestão, oferta e execução dos serviços socioassistenciais voltados à Proteção Social, em Municípios de Pequeno Porte I. Visando atingir este objetivo desenvolvemos uma pesquisa descritiva e qualitativa com aporte teórico metodológico centrado no materialismo histórico dialético. Neste estudo reiteramos o território enquanto lugar de relações sociais, correlações de forças, conexões e redes, categoria analítica e prática, eixo estruturante e basilar das políticas públicas. Posto isto, o consideramos multidimensional e multiescalar, sendo imprescindível o (re)conhecimento e análise das vulnerabilidades, riscos sociais e potencialidades presentes nos territórios. No decorrer desta pesquisa, contemplamos as questões problemáticas que envolvem o território, a gestão das políticas públicas e a execução dos serviços na lógica da proteção social e, da garantia de direitos. Consideramos também, a gestão territorial voltada ao aprimoramento dos serviços socioassistenciais em prol da prevenção e superação das vulnerabilidades e riscos sociais, vivenciados pelas famílias acompanhadas pela Política Pública de Assistência Social. Este estudo foi composto pelas seguintes etapas: 1) apresentação de abordagens e concepções do conceito de território, concepção de território no escopo das políticas públicas mais especificamente da política de assistência social, 2) caracterização/recorte territorial referente ao lócus da pesquisa, considerando os Municípios de Pequeno Porte I pertencentes à área de abrangência do Escritório Regional de Ivaiporã da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), 3) aplicação de questionários aos/às Secretários/as da Política Municipal de Assistência Social, Técnicos/as da equipe de referência/Coordenadores/as dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e, Famílias acompanhadas pela unidade pública estatal mencionada. Os achados da pesquisa empírica, associados às análises e reflexões evidenciaram que as concepções mais recorrentes de território presentes para os grupos participantes da pesquisa contemplam as dimensões: social, político-administrativa e areal, concluindo que a categoria território não é concebida em uma perspectiva multidimensional. O território, também está atrelado ao local onde estão disponibilizados e ofertados os serviços públicos. Embora demonstrem o entendimento quanto a importância desta categoria e concordem que trata-se de um dos eixos basilares para a PPAS, ainda são rarefeitas as proposições sistematizadas e apropriação de informações e indicadores voltados à construção de diagnósticos socioterritoriais, que embasem o planejamento, gestão e execução dos serviços socioassistenciais. No decorrer das análises, as categorias intersetorialidade, ruralidade e identidade, demonstraram-se fundamentais no ciclo das políticas públicas, com ênfase na PPAS, enquanto diretrizes para os processos de gestão e execução dos serviços, programas, projetos e benefícios em prol da defesa e garantia de direitos e da efetiva e concreta proteção social.