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Item A relação das ações de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Campo Mourão (UTFPR-CM), com o desenvolvimento territorial (2019-2022)(Universidade Estadual do Paraná, 2024-02-22) VOLANTE, Edivana de Albuquerque Canto; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; http://lattes.cnpq.br/2843549171290076; http://lattes.cnpq.br/0834526895514013; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; http://lattes.cnpq.br/2843549171290076; CARDOSO, Rosimeri Darc; http://lattes.cnpq.br/4201841819747534; COSTA, Fábio Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/9325969628367881; DEIMLING, Natalia Neves MacedoAs universidades públicas, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, têm um papel fundamental no desenvolvimento territorial. Esta pesquisa objetivou analisar como as ações de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus de Campo Mourão – contribuíram para esse desenvolvimento no período de 2019 a 2022. A pesquisa é quali-quantitativa e desenvolveu-se por intermédio de análise de referencial teórico, documental e empírico, bem como de estudo das Legislações e Normas da Extensão Universitária no Brasil, e de documentos oficiais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, tais como: Regulamentos, Instruções Normativas, Editais, Plano de Desenvolvimento Institucional, Relatórios de Gestão, entre outros. Do Campus de Campo Mourão, foram analisados dezesseis projetos classificados em editais da UTFPR que receberam incentivo através de bolsas. Na investigação empírica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com coordenadores/as selecionados/as a partir de critérios como: área temática, recebimento de bolsa, alcance do projeto e relação com uma das dimensões do Patrimônio Territorial. O estudo mostrou que os projetos de extensão da UTFPR-CM, objetos desta pesquisa, contribuíram, de algum modo, para o desenvolvimento territorial, pois devolveram à sociedade seus conhecimentos científicos, interagiram com ela, levaram discentes para fora dos muros da universidade e possibilitaram ao público-alvo pensar e desenvolver ações reconhecendo-se como sujeitos capazes de transformar o local onde vivem.Item A saúde mental docente: desafios de uma prática profissional.(Universidade Estadual do Paraná, 2023/11/27) BOMDARUK, Clarice; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; http://lattes.cnpq.br/6860814303219689; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; FACCI, Marilda Gonçalves Dias; GRAÇA, Luciana Manuela AlmeidaA situação de trabalho e a saúde dos professores vêm sendo afetada devido ao acúmulo de tarefas que, por muitas vezes, é superior a sua capacidade física e mental, ocasionando o sofrimento/adoecimento docente. Por essas razões, este trabalho tem por objetivo entender os fatores que contribuem para o sofrimento/adoecimento dos mestres em situação de trabalho. Para tanto, nossos estudos foram fundamentados na Teoria da Complexidade, na perspectiva da pesquisa interdisciplinar, além de outros estudos relacionados à temática proposta. No que tange aos procedimentos metodológicos, quanto à natureza da pesquisa, a metodologia é composta de abordagem mista, envolvendo a quantitativa e a qualitativa. Quanto aos instrumentos de coleta e geração de dados, foram utilizados estudos bibliográficos e um questionário online junto a professores da Educação Básica. Para as análises e o tratamento dos dados, foram tomados por base alguns dos princípios da Teoria da Complexidade, tais como: o princípio o hologramático e o da recursividade, alguns procedimentos de análise do Interacionismo Socio Discursivo, como o contexto de produção, o plano global e/ou a macroestrura, além do uso de Segmentos de Orientação Temática (temas) e Segmentos de Tratamento Temático (subtemas). Quanto aos resultados, esta investigação tem permitido identificar sentimentos e fragilidades relacionados à prática profissional do professor, apontando-os como fatores que contribuem para o adoecimento/sofrimento mental docente, afetando sua qualidade de vida. Tais fatores são considerados aspectos interdisciplinares que perpassam o objeto de estudo. Esta experiência de pesquisa revelou a importância de discutir a extensão da sobrecarga de trabalho, os desafios relacionados à indisciplina dos alunos, a falta de apoio pedagógico e familiar, bem como as limitações das políticas públicas como questões inerentes a um debate social. Além disso, esta pesquisa permitiu identificar ações que podem ser utilizadas como estratégias e recursos de enfrentamento, a partir da ótica dos professores, com o intuito de melhorar a qualidade de vida e saúde mental, contribuindo assim para uma visão mais completa do panorama educacional. Enfim, os resultados têm possibilitado obter uma maior compreensão sobre como se dá a relação entre a organização do trabalho e o adoecimento mental dos professores.Item Arranjos institucionais da vigilância socioassistencial no noroeste do Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2025-03-25) BARBOZA, Janaína conceição; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; http://lattes.cnpq.br/2843549171290076; http://lattes.cnpq.br/1367892889204339; BOVO, Marcos Clair; SCHEFFER, Sandra MariaEsta pesquisa investiga a vigilância socioassistencial no contexto da Política de Assistência Social brasileira, com foco no Estado do Paraná, especificamente nos municípios de Paranavaí, Umuarama, Cianorte e Campo Mourão. Considerada uma das três funções precípuas dessa política — ao lado da proteção social e da defesa de direitos —, a vigilância socioassistencial é analisada por meio das categorias fundamentais: território, risco e vulnerabilidade social. O objetivo geral é investigar como a vigilância socioassistencial é operacionalizada nos municípios estudados, levando em conta a existência de arranjos institucionais formais e informais, e avaliar em que medida essas diferentes configurações influenciam a gestão local da política de assistência social. Dentre os objetivos específicos, busca-se refletir sobre as categorias fundamentais da vigilância socioassistencial, a partir de uma abordagem interdisciplinar, aprofundando sua base teórico-metodológica; contextualizar historicamente a política de assistência social no Brasil, com ênfase na Constituição Federal de 1988 e nos marcos legais subsequentes, para compreender o surgimento e a consolidação do SUAS; caracterizar os municípios estudados e identificar as distintas formas de estruturação da vigilância socioassistencial em cada localidade, analisando os desafios e possibilidades decorrentes de tais configurações. Para atingir esses objetivos, adota-se uma abordagem interdisciplinar, integrando contribuições teóricas do Serviço Social, História, Geografia e Sociologia, e um referencial metodológico baseado no materialismo histórico-dialético, com a utilização de pesquisa bibliográfica e análise documental das diretrizes em níveis federal, estadual e municipal. Assim, a pesquisa busca proporcionar uma compreensão ampla e crítica das práticas de vigilância socioassistencial, com vistas ao fortalecimento da implementação dessa função no âmbito do SUAS. Os resultados apontam que a institucionalização da Vigilância Socioassistencial nos municípios estuados ainda encontra-se em estágio incipiente, marcado por fragilidades como escassez de recursos humanos com a expertise necessária à função, o que compromete a efetivação de seu caráter interdisciplinar. Soma-se a isso a carência de investimentos em tecnologia da informação e comunicação, além da compreensão restrita de território, que é reduzido à sua dimensão geográfica, o que fragiliza a capacidade da Vigilância em cumprir sua função estratégica de leitura crítica da realidade e de subsídio ao planejamento da política. Conclui-se que o fortalecimento da Vigilância Socioassistencial requer esforços intersetoriais, investimentos contínuos e uma leitura ampliada do território como espaço de relações sociais e expressão das desigualdades. Espera-se que este estudo contribua para o aprimoramento da gestão da política de assistência social e para o aprofundamento teórico e prático dessa função no âmbito do SUAS.Item Gênero e reforma agrária: o território como espaço de luta e resistência das mulheres acampadas na região de Campo Mourão - PR(Universidade Estadual do Paraná, 2025-04-22) PIMENTEL, Maria de Lourdes Bassi Alves; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; http://lattes.cnpq.br/2843549171290076; http://lattes.cnpq.br/3685502607200686; SERRA, Elpidio; NEVES, Sandra Garcia; BRANDÃO, Elias canutoEsta pesquisa teve como objetivo analisar as relações de gênero e poder nos acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na região de Campo Mourão, especialmente nos municípios de Peabiru, Barbosa Ferraz e Quinta do Sol, onde se localizam os acampamentos Nova Canaã, Irmã Dorothy, Nossa Senhora do Carmo e Valdair Roque. Destacamos o “lugar” das mulheres na participação da luta pela posse da terra e pela organização do território, por meio da divisão do trabalho produtivo e político, com ênfase nas funções desempenhadas nos acampamentos. Analisamos o papel das mulheres na construção e transformação da vida cotidiana, bem como na luta contra a invisibilidade. A busca pela Reforma Agrária revelou-se, também, como uma luta das mulheres pela superação da condição de subordinação em um espaço predominantemente masculino. Evidenciamos as vivências e os complexos embates da luta pela terra, que também significou luta pelo território, além das constantes ameaças de despejo. Realizamos um estudo de natureza qualitativa, fundamentado nos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético. Para desenvolver a pesquisa, fizemos levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, com entrevistas e questionários semiestruturados aplicados às mulheres dos acampamentos e às lideranças do MST. Também elaboramos mapas, gráficos e tabelas, e analisamos reportagens da imprensa regional, documentos de conselhos municipais, atas de assembleias dos acampamentos, processos judiciais, petições do Ministério Público e sentenças relacionadas à desapropriação, além de discursos de autoridades sobre os camponeses. Dada a complexidade e a natureza multifacetada do tema, adotamos uma abordagem interdisciplinar, fundamentada nas contribuições teóricas de autores como José de Souza Martins, Maria das Graças Rua, Miriam Abramovay, Marco Aurélio Saquet, Claude Raffestin, Norberto Bobbio, Nicos Poulantzas, João Pedro Stédile, Aurea Andrade Viana de Andrade e Elpídio Serra. Com esta pesquisa, buscamos contribuir para o reconhecimento e valorização da luta das mulheres na Reforma Agrária, sua autonomia e a conquista de direitos.Item Gênero e Reforma Agrária: O território como espaço de luta e resistência das mulheres acampadas na região de Campo Mourão – PR(Universidade Estadual do Paraná, 2025-04-22) PIMENTEL, Maria de Lourdes Bassi Alves; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; http://lattes.cnpq.br/2843549171290076; http://lattes.cnpq.br/3685502607200686; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; SERRA, Elpídio; NEVES, Sandra Garcia; BRANDÃO, Elias CanutoEsta pesquisa teve como objetivo analisar as relações de gênero e poder nos acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na região de Campo Mourão, especialmente nos municípios de Peabiru, Barbosa Ferraz e Quinta do Sol, onde se localizam os acampamentos Nova Canaã, Irmã Dorothy, Nossa Senhora do Carmo e Valdair Roque. Destacamos o “lugar” das mulheres na participação da luta pela posse da terra e pela organização do território, por meio da divisão do trabalho produtivo e político, com ênfase nas funções desempenhadas nos acampamentos. Analisamos o papel das mulheres na construção e transformação da vida cotidiana, bem como na luta contra a invisibilidade. A busca pela Reforma Agrária revelou-se, também, como uma luta das mulheres pela superação da condição de subordinação em um espaço predominantemente masculino. Evidenciamos as vivências e os complexos embates da luta pela terra, que também significou luta pelo território, além das constantes ameaças de despejo. Realizamos um estudo de natureza qualitativa, fundamentado nos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético. Para desenvolver a pesquisa, fizemos levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, com entrevistas e questionários semiestruturados aplicados às mulheres dos acampamentos e às lideranças do MST. Também elaboramos mapas, gráficos e tabelas, e analisamos reportagens da imprensa regional, documentos de conselhos municipais, atas de assembleias dos acampamentos, processos judiciais, petições do Ministério Público e sentenças relacionadas à desapropriação, além de discursos de autoridades sobre os camponeses. Dada a complexidade e a natureza multifacetada do tema, adotamos uma abordagem interdisciplinar, fundamentada nas contribuições teóricas de autores como José de Souza Martins, Maria das Graças Rua, Miriam Abramovay, Marco Aurélio Saquet, Claude Raffestin, Norberto Bobbio, Nicos Poulantzas, João Pedro Stédile, Aurea Andrade Viana de Andrade e Elpídio Serra. Com esta pesquisa, buscamos contribuir para o reconhecimento e valorização da luta das mulheres na Reforma Agrária, sua autonomia e a conquista de direitos.Item Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Desenvolvimento Rural Sustentável, um estudo de caso em Campo Mourão – PR(Universidade Estadual do Paraná, 2025-03-26) SILVA, Rhaíssa Souza; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; http://lattes.cnpq.br/2497099299793218; ANACLETO, Adilson; ROVEDA, Luís Fernando; ANDRADE, Aurea Andrade Viana deO Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que estabelece que pelo menos 30% dos alimentos fornecidos nas escolas sejam provenientes da agricultura familiar, é de grande relevância. No entanto, poucos estudos sobre sua implementação na região de Campo Mourão foram identificados. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar se as políticas do PNAE na referida região incentivam a produção da agricultura familiar de maneira a promover o Desenvolvimento Rural Sustentável, favorecendo o crescimento social, econômico e ambiental. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva entre outubro de 2023 e junho de 2024, com visitas e entrevistas a quinze participantes do PNAE. Os resultados mostraram que as vendas ao programa representavam, em média, 26% da renda das famílias, e cerca de 20% das propriedades adotavam práticas orgânicas, enquanto as demais estavam em transição, enfrentando desafios como o uso de agrotóxicos nas propriedades vizinhas. Os principais produtos comercializados eram legumes, frutas e verduras. Os aspectos positivos mais apontados foram o aumento da renda familiar, a garantia do escoamento da produção e o incentivo à alimentação saudável. Entre os pontos negativos, destacaram-se a estrutura organizacional das cooperativas, as dificuldades logísticas, a complexidade da certificação orgânica e a insuficiência de assistência técnica. Conclui-se que o PNAE proporciona uma alimentação escolar de qualidade e contribui significativamente para o desenvolvimento local, promovendo a integração entre a comunidade e os diversos órgãos governamentais e sociais.Item Território multidimensional: categoria analítica e prática no âmbito da Política Pública de Assistência Social em Municípios de Pequeno Porte I(Universidade Estadual do Paraná, 2023/09/26) PAIM, Elesandra da Silva; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; http://lattes.cnpq.br/2843549171290076; http://lattes.cnpq.br/7887200607285880; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; http://lattes.cnpq.br/2843549171290076; COSTA, Fábio Rodrigues da; SCHEFFER, Sandra MariaO tema desta dissertação versou sobre a categoria território multidimensional com ênfase na Política Pública de Assistência Social (PPAS) e sua intersecção com a gestão e a execução dos serviços socioassistenciais no âmbito da Proteção Social Básica, através do diagnóstico socioterritorial, articulação setorial e intersetorial. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar as concepções de território que permeiam a gestão, oferta e execução dos serviços socioassistenciais voltados à Proteção Social, em Municípios de Pequeno Porte I. Visando atingir este objetivo desenvolvemos uma pesquisa descritiva e qualitativa com aporte teórico metodológico centrado no materialismo histórico dialético. Neste estudo reiteramos o território enquanto lugar de relações sociais, correlações de forças, conexões e redes, categoria analítica e prática, eixo estruturante e basilar das políticas públicas. Posto isto, o consideramos multidimensional e multiescalar, sendo imprescindível o (re)conhecimento e análise das vulnerabilidades, riscos sociais e potencialidades presentes nos territórios. No decorrer desta pesquisa, contemplamos as questões problemáticas que envolvem o território, a gestão das políticas públicas e a execução dos serviços na lógica da proteção social e, da garantia de direitos. Consideramos também, a gestão territorial voltada ao aprimoramento dos serviços socioassistenciais em prol da prevenção e superação das vulnerabilidades e riscos sociais, vivenciados pelas famílias acompanhadas pela Política Pública de Assistência Social. Este estudo foi composto pelas seguintes etapas: 1) apresentação de abordagens e concepções do conceito de território, concepção de território no escopo das políticas públicas mais especificamente da política de assistência social, 2) caracterização/recorte territorial referente ao lócus da pesquisa, considerando os Municípios de Pequeno Porte I pertencentes à área de abrangência do Escritório Regional de Ivaiporã da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), 3) aplicação de questionários aos/às Secretários/as da Política Municipal de Assistência Social, Técnicos/as da equipe de referência/Coordenadores/as dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e, Famílias acompanhadas pela unidade pública estatal mencionada. Os achados da pesquisa empírica, associados às análises e reflexões evidenciaram que as concepções mais recorrentes de território presentes para os grupos participantes da pesquisa contemplam as dimensões: social, político-administrativa e areal, concluindo que a categoria território não é concebida em uma perspectiva multidimensional. O território, também está atrelado ao local onde estão disponibilizados e ofertados os serviços públicos. Embora demonstrem o entendimento quanto a importância desta categoria e concordem que trata-se de um dos eixos basilares para a PPAS, ainda são rarefeitas as proposições sistematizadas e apropriação de informações e indicadores voltados à construção de diagnósticos socioterritoriais, que embasem o planejamento, gestão e execução dos serviços socioassistenciais. No decorrer das análises, as categorias intersetorialidade, ruralidade e identidade, demonstraram-se fundamentais no ciclo das políticas públicas, com ênfase na PPAS, enquanto diretrizes para os processos de gestão e execução dos serviços, programas, projetos e benefícios em prol da defesa e garantia de direitos e da efetiva e concreta proteção social.