Navegando por Autor "ANDRADE, Áurea Andrade Viana de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Uso de telas digitais por crianças de um centro de educação infantil(Universidade Estadual do Paraná, 2023/11/29) MORAES, Luciane dos Santos; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; http://lattes.cnpq.br/9844710036997074; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; SFORNI, Marta Sueli de Faria; GRAÇA, Luciana Manuela Almeida; ANDRADE, Áurea Andrade Viana deLevando-se em conta a preocupação em torno do desenvolvimento da linguagem da criança, esta pesquisa tem como objetivo entender a relação entre o uso de telas digitais e o desenvolvimento da linguagem da criança, investigando os aspectos interdisciplinares que perpassam os processos socioculturais constitutivos da formação da criança, envolvendo os processos socioculturais em relação às esferas institucionais como a escola e a família, bem como das possíveis imbricações entre as dimensões global e local. Para tanto, pautamos nossos estudos nas perspectivas da Teoria Histórico-Cultural, da Teoria da Complexidade e da pesquisa interdisciplinar. Quanto aos procedimentos metodológicos, no que diz respeito à natureza da pesquisa, fundamentamos nossa investigação na abordagem mista de pesquisa (quantitativa e qualitativa). No que se refere à coleta e geração de dados, utilizamos estudos bibliográficos e um questionário online via Google Forms junto a professores, pais e outros profissionais de diferentes áreas do conhecimento, relacionados ao contexto investigado. No que concerne às análises dos dados coletados, utilizamos alguns dos princípios da Teoria da Complexidade, a saber: hologramático e o da recursividade, além de alguns procedimentos do ISD como o contexto de produção, plano global e/ou macroestrutura. Com os estudos bibliográficos, foi possível identificar lacunas e algumas contribuições de diferentes pesquisas acerca da temática tratada em nosso estudo, o que nos possibilitou obter um entendimento mais ampliado sobre o uso de telas na formação das crianças e a influência deste uso em seu desenvolvimento. Como resultado da análise dos dados obtidos junto aos participantes da pesquisa por meio do questionário, identificamos aspectos sociais e culturais pelos quais o uso de telas influencia o desenvolvimento da criança, afetando o processo de aquisição da linguagem. Com base nestes resultados, entendemos que tais influências podem ser tanto negativas, quanto positivas.